Em reportagem no JORNAL DO COMMERCIO deste domingo (28) traz uma longa matéria sobre a maneira como alguns políticos trabalham sua imagem na mídia de rádio e também usando-as como ferramenta de divulgação e massificação das suas idéias.
O Prefeito de Petrolina desde do seu primeiro ano a frente do comando do município – veicula um programete três vezes por semana com duração de três minutos cada, entre outas notícias, para divulgar as ações da Prefeitura – já o dep. Federal Gonzaga Patriota da mesma cidade que é formado em Jornalismo e proprietário da emissora faz uso máximo de três minutos quando fala em assuntos variados da atualidade.
Segundo a ANATEL, 35 concessões comerciais de radio e TV em Pernambuco estão em nomes de políticos. Muito bem, em outras cidades os políticos e suas assessorias usam esses meios de comunicação de forma profissional, respeitando os ouvintes e os anunciantes das emissoras, já aqui em Vitória os políticos – que atuam como uma espécie de diretor geral de programação – entram no ar a hora que querem, não respeitam os apresentadores dos programas – extrapolam os horários, definem quem pode ou não ser entrevistado, manipulam informações e ainda ditam a programação musical diária.
Como se vê, controlar a imprensa convencional com mão de ferro na atual conjuntura dos jornais eletrônicos e das redes sociais é nadar contra a maré, prova disso, são as constantes quedas dos ditadores nos quatro cantos do mundo.