O documento acima trata-se de um título de eleitor da década de 1950, pertencente ao senhor Antônio Anastácio da Silva, conhecido operário daquele tempo. Foi um dos principais trabalhadores, que contribuíram para a construção dos grandes prédios, hoje históricos, de nossa cidade, como por exemplo: Casa dos Pobres, Colégio Nossa Senhora da Graça, Cemitério São Sebastião, Correios e do Cine Iracema.
Enquanto trabalhava na construção do Cine Iracema, ele disse ao proprietário daquela obra: “Trabalhar na criação de um obra é mais importante do que ser o seu dono; a propriedade pode ser perdida, o orgulho do artista é sempre dele”. Luiz Boa Ventura de Andrade se surpreendeu com a frase do amigo operário, que conseguiu o respeito de muitos naquela época, por ser um profissional muito competente e criativo.
Antônio Anastácio morreu em janeiro de 1982, numa casinha da Rua José Rufino, no bairro do Cajá, com 80 anos.
Imagens extraídas da Revista do IHGVSA, vol. VIII de 1982.
Parabéns Pilako pela homenagem a esse grande cidadão de Vitória.
Parabéns Pilako pela homenagem a esse grande cidadão de Vitória. Este homem que fez parte da minha vida e que tenho orgulho de carregar o sangue dele comigo,meu pai vc deixou saudades ……
Caro Pilako,
venho por meio deste agradecer, em meu nome e de minha família, pela homenagem e saudosa lembrança do sr. Antônio Anastácio da Silva (meu bisavô).
Fraterno abraço.
Marcelo Hermínio