Demo + cracia vêm do grego e significam respectivamente povo e poder. A junção dos dois radicais forma a palavra DEMOCRACIA que denota governo que emana do povo. Falar e agir são sempre práticas distintas. Eleição e imposição tem literalmente significados diferentes. Por que quem está no poder não consegue exercer a democracia em sua plenitude? Você sabe que nessa eleição o seu voto pode ir para o beleléu? Com esse preâmbulo chego ao que interessa.
No próximo dia 7, haverá eleição para gestores de escolas da rede estadual. A população está carente de informação quanto às regras do jogo. O votante terá o seu direito atropelado, na medida em que algumas escolas não apresentarão candidatos; outras se darão ao luxo de apresentar um só candidato, o que inviabiliza o direito de escolha. Como se isso não bastasse, as escolas que têm dois ou mais candidatos, após o pleito, enviarão uma lista com dois ou três nomes dos mais votados para que o Sr. governador indique quem assumirá o cargo. E, nesse particular, que valor terá seu voto? Caso você votar, deixe clara a sua aceitação ou rejeição a esse processo que contraria os princípios da liberdade e do direito.
É lamentável que depois de uma prorrogação de mandatos tenhamos uma eleição nessa modalidade. Eleição não rima com ditadura. Caro votante, tudo isso está em suas mãos, para que você decida. Lembre-se, somos brasileiros, republicanos e, pernambucanos também.
Prof. Enedino Soares