Sobradinho, relíquia histórica mais antiga de nossa cidade, clama socorro.
O Instituto Histórico e Geográfico de Vitória emitiu uma nota oficial preocupado com a integridade do prédio histórico do Sobradinho, localizado na Rua Imperial. A prefeitura foi acionada várias vezes para solucionar o problema, mas nada foi feito pelo órgão para sequer minimizar o problema. As consequências serão incalculáveis.
Quebra pau na festa de Santo Antão
Por ocasião das comemorações das festividades da festa do Padroeiro com algumas bandas de forró no dia 16 de janeiro, a Praça Duque de Caxias se transformou em um “campo de guerra” com brigas generalizadas ocasionando várias vítimas. As ambulâncias do SAMU socorreram pessoas para a emergência do Hospital João Murilo.
A face negra da imprensa de Vitória: José sebastian é suspenso pela Rádio Vitória FM.
O repórter e comunicador, conhecidíssimo e querido por todos, José Sebastian, da Rádio Vitória FM, pelo fato de ter prestado um serviço à população, revelando o saldo de vítimas atendidas no Hospital João Murilo de 16 para o dia 17 de janeiro, que incluía as vítimas da festa da Duque, sofreu severas punições pela direção da rádio
Percusso do Carnaval
Para decepção de toda comunidade carnavalesca o percurso das agremiações que desfilam com Trios Elétricos foi alterado e não contemplando a Praça da Matriz, quebrando assim, a tradição dos desfiles de algumas agremiações. A Prefeitura alegou, como motivo, justificativas inconsistentes.
31 DIAS SEM ÁGUA: Internauta reclama de descaso da COMPESA
De Janeiro para Fevereiro os vitorienses, principalmente os moradores do Lot. Mário Bezerra ficaram mais de 31 dias sem abastecimento de água. Recebemos várias mensagens de internautas reclamando do descaso da COMPESA.
Tribunal de Contas multa Prefeito Elias Lira em R$ 18.000,00
O Prefeito Elias Lira foi multado em R$ 18.000,00 (dezoito mil reais) pelo Tribunal de Contas do Estado. Segundo o TCE, a prefeitura da Vitória de Santo Antão deixou de adotar as medidas necessárias para a redução das despesas com a Folha de Pagamento, infringindo desta forma o artigo 20 da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Mototaxistas ganham Placas Vermelhas
No dia 07 de março, a prefeitura da Vitória de Santo Antão fez a entrega das primeiras placas vermelhas aos mototaxistas. Mais em nada mudou a qualidade dos serviços dos profissionais das duas rodas na cidade.
TCE aponta irregularidades na Folha de Pagamento da Prefeitura de Vitória
Após auditoria, o TCE apontou várias irregularidades na Folha de Pagamento da Prefeitura de Vitória, amplamente divulgadas pelo Diário de Pernambuco.
Estudantes denunciam absurdos
Na manhã do dia 10 de Março recebemos em nossa redação um grupo de estudantes, usuários dos ônibus da Prefeitura. Na ocasião os mesmos denunciaram o sucateamento da frota e a bagunça na operação do sistema.
Movimento Aposente um Vereador Vitoriense
Um grupo de jovens idealistas criaram um movimento através das redes sociais, intitulado “Aposente um Vereador Vitoriense”, que aos poucos foi criando força, incomodando muitos políticos de nossa cidade, angariando simpatizantes do Voto Consciente, Os jovens tiveram uma expressiva votação nas eleições 2012, através do candidato Walter Vieira.
Convenções partidárias.
O final de junho foi marcado pelas convenções partidárias que referendaram os nomes de três candidatos a prefeito e vice prefeito: Jailton Albuquerque e Jairo Medeiros, José Aglailson e Ana Queralvares, Elias Lira e Henrique Filho. Mais de uma centena de candidatos concorreram ao cargo de Vereador.
Novo diretor geral do IFPE Campus Vitória
A cerimônia de posse do novo diretor geral do IFPE Campus Vitória de Santo Antão, Sérgio Paulo D’Oleron Barreto, marcou a manhã do dia 04 de Julho. O evento contou com várias autoridades.
Fazendo uso da Lei da Transparência
Certamente este blogueiro foi o primeiro vitoriense a fazer uso da Lei da Transparência (12.527) na cidade solicitando explicações sobre as folhas de pagamento da Prefeitura e da Câmara de Vereador ao mesmo tempo. A Câmara respondeu parcialmente, a Prefeitura sonegou todas as informações pedidas.
Jovens vitorienses realizaram movimento contra a COMPESA
No dia 21 de Julho uma manifestação pacífica, foi promovida por jovens da cidade, com objetivo de pedir esclarecimento a Direção Regional da COMPESA com relação ao problema do abastecimento do “líquido precioso” em nossa cidade.
Novo Parque de Exposição
O dia 04 de agosto foi marcado pela inauguração do novo Parque de Exposição da Vitória. O evento de inaugural foi a tradicional Primeira Feira de Agosto. O fato curioso é que Secretário de Agricultura, Roberto Bezerra que comandou a festa, também era secretário da referida pasta na inauguração do antigo Parque em 1987.
Ponte do Amparo, finalmente, é inaugurada
A Ponte de Nossa Senhora do Amparo, a principal obra inaugurada pela Prefeitura da Vitória em 2012, interligou os bairros de Nossa Senhora do Amparo, Loteamento Real e Mário Bezerra ao centro da cidade. O evento ocorreu na tarde do dia 19 de agosto.
ABSURDO: Criança é atacada por porca
Parece brincadeira mais não é. No dia 19 de Agosto foi dado entrada no Hospital João Murilo de Oliveira uma criança com menos de 2 anos, moradora da Rua Brasiliano de Queiroz, no bairro do Cajá que foi vítima de uma ataque de uma porca em plena via pública.
Educação Reprovada
Entre as 1362 escolas, publicas e privadas, avaliadas pelo IDEB, os grupos vitorienses Escola Pedro Ribeiro e Escola Duque de Caxias, figuraram entre as dez piores. A Secretária de Educação do Município, Maria José Lira, não usou a imprensa para se justificar à população.
Hospital João Murilo com Nova Gestão
No dia 03 de setembro uma nova gestão administrativa, comandada pelo Hospital Tricentenário, assumiu a direção do Hospital João Murilo de Oliveira, substituindo sucessivas administrações com viés políticos eleitorais.
Debate na TV
A TV NOVA NORDESTE promoveu na noite do dia 12 de Setembro, ou melhor, tentou promover, um debate eleitoral entre os postulantes ao cargo maior do Executivo local. Por total falta de respeito e interesse com o processo democrático eleitoral os candidatos, José Aglailson e Elias Lira, não compareceram aos STUDIOS da emissora. O apresentador teve que improvisar e acabou realizando uma sabatina com o candidato Jailton Albuquerque.
Zoológico é fechado pelo Ministério Publico.
O zoológico de nossa cidade, localizado no Alto do Reservatório, foi definitivamente fechado na tarde do dia 19 de Setembro pelo Ministério Público de Pernambuco por falta de condições minimas de funcionamento.
Carreata no percurso carnavalesco
Blog do Pilako cobra explicações aos gestores da cidade, com relação à proibição da passagem dos trios elétricos no período carnavalesco na Praça da Matriz, já que durante a campanha eleitoral os candidatos fizeram movimentos de carreatas, passeatas com paredões de som acompanhados de milhares de pessoas. Mais uma vez a Prefeitura não deu explicação à população.
Apagão na Praça da Matriz, durante Carreata
Misteriosamente, as luzes da Praça da Matriz pararam de funcionar durante a passagem da carreata do candidato José Aglailson, na noite do dia 29 de setembro. A prefeitura não deu nenhuma explicação à população, através de nota oficial, sobre o ocorrido.
Eleições tranquilas
Acertadamente a Justiça Eleitoral se antecipou aos possíveis fatos que poderiam acontecer, dado ao nível de acirramento na disputa local, tanto no transcorrer da campanha quanto no dia “D”. No domingo da eleição, 07 de outubro, a cidade viveu um dia histórico pela forma equilibrada e serena com que os eleitores foram às urnas.
População reelege Elias Lira e “renova” Câmara.
Pela quarta fez, Vitória elege o prefeito Elias Lira para comandar o destino da cidade, tendo como vice Henrique Filho, ja na câmara de vereadores 03 vereadores foram reeleitos e 08 novos nomes irão compor a nova bancada na Casa Diogo de Braga.
Prefeitura sela acordo com a UFPE para construção do novo Campus em Vitória
Prefeitura faz doação de um terreno para que a UFPE ampliar as suas instalações em nossa cidade.
Desmonte administrativo
Após as eleições a Máquina Administrativa Municipal foi desmontada nos serviços básicos tais quais: serviços de recolhimento de entulhos, serviços de recolhimento de metralhas, demissões em massa, serviços de rotinas, serviços de fiscalização nas obras e etc.