Relendo meus arquivos, sobre a história de nossa terra, encontrei um artigo assinado pelo Mestre Aragão, então Prefeito na época publicado há quase 70 anos, com o título: VISÃO DE FUTURA GRANDEZA, que bem retrata a capacidade administrativa, como também, a visão de futuro de um dos maiores vitorienses de todos tempos. Leia:
VISÃO DE FUTURA GRANDEZA
Artigo publicado em fevereiro 1944.
Por José Aragão
Estudando o desenvolvimento econômico e as possibilidades ainda não aproveitadas do município da Vitória de Santo Antão, percebe-se, facilmente, que um futuro altamente promissor se descortina para a nossa terra.
Encravando-se em zona fertilíssima, quase todo subdividido em pequenas propriedades onde se pratica intensamente a policultura; admiravelmente situado no limite da mata com o agreste e dispondo de fácil comunicação com a capital e com os municípios vizinhos, o município da Vitória não tem somente vida própria, como principal centro de produção agrícola, mas, também, largos recursos que estão por ser devidamente explorados e cujo aproveitamento constitui verdadeira fatalidade geográfica. Somos o celeiro da capital e da região limítrofe. De nossas feiras, de nossos campos sai imensa riqueza que se escoa para o Recife. O sertão e o litoral.
Temos um comércio animado que, dia a dia, se avoluma e oferece novas perspectivas.
Várias pequenas indústrias prosperam animadoramente, constituindo núcleos relativamente importantes de trabalho e de riqueza.
Faltam-nos, somente, as grandes indústrias.
Esta visão sempre futurista e o despojo da vaidade orgulhosa e pecaminosa é o que falta aos politicos que atuam direta ou indiretamente em nosso municipio,colocando sempre os interesses para suas proprias finanças, os fazem deixar nossa amada terra em segundo plano e não olharem por aqueles, que com o suor de seus honestos trabalhos, engrandecem e dignificam o nome de VITORIA DE SANTO ANTÃO.
Pingback: Internauta comenta artigo do Mestre Aragão | Blog do Pilako
Muito atual, ainda, o texto acima do ex-prefeito José Aragão. Parece que vislumbrava o que estava para acontecer… Infelizmente, hoje em dia, na Terra das Tabocas, os seus atuais governantes não tem as mesmas qualidades intelectuais e morais do ex-prefeito. Uma pena!
Sofremos todos nós que pensamos e elaboramos raciocínios lógicos, apartidários e independentes, mas muito antenados com a realidade.
Salve Vitória!
Pingback: Internauta ressalta qualidades intelectuais e morais do mestre Aragão | Blog do Pilako