O projeto de autoria do Deputado João Campos volta à tona, na última terça-feira (18), a Comissão de Direitos Humanos, aprovou o projeto de decreto legislativo, mesmo que em votação simbólica, falta passar pela Comissão de Seguridade Social e Família e de Constituição e Justiça, mas não deixa de preocupar, o projeto em questão é conhecido como “cura gay”, ou seja, os profissionais psicólogos estariam autorizados ao tratamento da homossexualidade.
O presidente da CDHM (Comissão de Direitos Humanos e Minorias) da Câmara o deputado Marco Feliciano é pastor e bacharel em Teologia, a partir deste contexto surge à primeira dúvida: como legislar numa profissão sem nenhum conhecimento e respaldo? O relator do texto Anderson Ferreira, aprova o projeto justificando que a psicologia está em constante evolução e ricas correntes teóricas, com isto, sendo difícil determinar procedimentos corretos, ou não. E acrescenta: É direito do profissional conduzir sua abordagem conforme a linha de atuação, segunda dúvida: qual linha de abordagem aborda a “cura gay?”.
Na verdade a intensão destes políticos é seduzir eleitores de um determinado grupo, pode até manipular e conseguir votos, mas não vai conseguir pôr em poder para esta comunidade o que está proposto no projeto. O que Marcos Feliciano defende não se sustenta não se cura gay. A nossa campanha contra o projeto busca pela igualdade dos direitos para os homossexuais, eles não precisam deste Projeto de Lei, e mais, um bom profissional não fará efeito participativo neste circo de imposição e diminuição da dignidade do outro, neste caso dos homossexuais.
Cleiton Nascimento
Psicólogo CRP02.14558
Senhor psicologo, não obstante o senhor ser psicologo de formação me parece que está muitissimo desinformado. O que os senhores deputados aprovaram foi a derrubada do veto aos artigos de um documento do Conselho federal d e psicologia que proibia aos profissionais da área de exercerem seu labor, ou seja, se alguem que se sinta mal por se sentir atrido por pessoas do mesmo sexo procurassem um psicologo o memos estai proibido de “tratar” da questão” Ora, por que proibir a um psicologo de atuar da forma que bem entenda dentro dos padroes éticos???
Infelizmente me parece que o senhor, mesmo estando com boa vontade em escrever está desinformado sobre a problemática em questão! Se há manipulação, está não está sendo arquitetada por minorias, mas sim pelo movimento gay que mente para a sociedade quado informa que “existe um projeta de cura gay”, e na verdade buscam alguns parlamentares apenas permitir que psicólogos não sejam reféns do conselho federal que vem a muitos anos militando a favor do gaysismo, do petismo, do aborto, etc… Temas que em nada são do psicologo! Pura militância politica!
Inclusive, toda essa questão surgiu por que vários homossexuais vieram a público homenagear uma colega sua de nome MARISA LOBO que junto a eles fez e faz acompanhamentos… Ora, se não há cura, e por que os tratamanentos dão certo ou no minimo as pessoas a eles submetidos se sentem bem? Se lhe aprouver para que se informe bem posto aqui video no qual a perseguida psicologa esclarece alguns pontos: https://www.youtube.com/watch?v=3__Dgr5gStI.
Engraçado como o homossexualismo não é doença se os compedios de psiquatria dizem o contrario???
F64 – TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE DA IDENTIDADE SEXUAL
F64.0 Transexualismo
F64.1 Travestismo bivalente
F64.2 – TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE DA IDENTIDADE SEXUAL
F64.8 Outros transtornos da identidade sexual
F64.9 Transtorno não especificado da identidade sexual
F65 – TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE DA PREFERÊNCIA SEXUAL
F65.0 Fetichismo
F65.1 Travestismo fetichista
Fetichismo com travestismo
F65.2 Exibicionismo
F65.3 Voyeurismo
F65.4 Pedofilia
F65.5 Sadomasoquismo
F65.6 Transtornos múltiplos da preferência sexual
F65.8 Outros transtornos da preferência sexual
F65.9 Transtorno da preferência sexual, não especificado
Acho que os psicologos militam na idéia e não na pratica> ou seja: a pedra por que a ideologia me afirma é borracha!
como pode ser normal um homem ou uma mulher que de repente “opta” em tirar o pênis, e ou implantar uma prótese peniana?
Nunca vi alguém procurar o psicologo por que é hetero! estranho.
Artur,
realmente não entendi a relação do texto com as classificações enviadas, assim como comentar Marisa Lobo.
simples. se não é doença como tem tanta doença catalogada?
antigamente quando tinha um menino na rua com
a tesão no lugar errado o povo dizia que o filho de
fulano era duentinnnn.
Antigamente, realmente, não temos nada de novo.
Vou resumir o que a ditadura gay está querendo implantar no Brasil: 1) se alguém com tendências homossexuais quiser procurar um profissional da psicologia para buscar ajuda, está proibido!. 2) se um psicólogo for procurado em busca de ajuda por alguém que se sinta incomodado com sua condição homossexual , está proibido de ajudá-lo!. É isso. Infelizmente a ditadura gay batizou maliciosamente e astutamente o tal projeto como “cura gay” e difundiu tal distorção na mídia e nas redes sociais, e os brasileiros incautos são muito acostumados a emprenharem pelos ouvidos, são levados facilmente e nem se dão ao trabalho de saber do que se trata o projeto e vão logo se posicionando a favor da ditadura gay. Todos são iguais perante a Lei, mas uns querem ser mais iguais do que os outros. Será que ainda nos sobrará a opção de sermos heteros???
J. S Machado,
nem sempre quem procura um profissional psicólogo não sai expondo suas queixas fora do consultório, principalmente quando a demanda é da ordem sexual, ou seja, não é proibido escutar, atender. Quem procura um psicólogo percebeu que está levando consigo algo que precisa organizar, e se esta organização que procura inclui desejos por pessoas do mesmo sexo, não exite proibição.
Psicólogo: “Bem senhor, não posso lhe atender por que você procura a cura gay”. Isso não existe, e não vai existir. A escuta psicológica não cabe em situações tão curtas e preconceituosas como estas.
Engraçado ser gay não é doença e tem uma porrada de gente buscando ajuda pra sair disso.
http://eunaoquerosergay.blogspot.com.br/2013/04/personalidade-borderline-pode-estar.html
É um tema muito difícil a homossexualidade não pode ser considerada doença por isso não precisa de tratamento. Percebo também que o conselho dos psicologo reprova desde sempre este projeto da cura gay e que apenas é aprovado pelos evangélicos, que não deixa de ser este determinado grupo apontado pelo Cleiton em seu texto. Gente é um absurdo, será que vai ser criado o projeto de cura hetero
Não tera cura etero,pois isso e natural.Homem atras de mulher,Mulher atras de homem.Desde adão e eva,e tem mas não sou evangelico nao,nem catolico,nem espirita aprovam esta modernidade de gay e lesbica não.
dada vai te tratar.. vc já viu um hetero ou uma hetera em consultorio de psicologia?
vc não tem senso de nada amigo.
Dada,
temos quem tenha conflitos com seus desejos sexuais, temos quem se puni quando pensa na relação sexual, temos que está numa condição desorganizada de sua sexualidade e para estas pessoas uma escuta psicológica vai ajudar bastante, é o mínimo que temos a acrescentar.
E não deixe de comentar. Abraço
Peço carona nos comentários do psicologo e demais comentadores para informar sobre o ótimo livro A BATALHA PELA NORMALIDADE SEXUAL (EDITORA SANTUARIO) DO PSIQUIATRA HOLANDEZ Gerrard Aadberg que com várias décadas vem tratando de pessoas com problemas sexuais.
penso que Ele no mínimop estudou mais que muitos professores brasileiros que pouco estudam e muito falam sobre o tema. Vai ai o link, Pilako.
http://catolicidadetradit.blogspot.com.br/2013/06/homossexualismo-e-desordem-emocional-e.html
Mateus,
A Batalha pela “Normalidade” Sexual , talvez ficasse mais indubitável como tema para o livro que citou.
Numa escuta psicológica com relatos de insatisfação homossexual o debruçar neste contexto exige uma direção talvez mais estreita, não temos teorias ou projetos, temos um conflito que se apresenta cercado por um desejo indesejado.
Para ficar mais claro, no ano de 2011 apresentei em um Congresso um caso clinico, inclusive já tinha cessado os atendimentos, de um homem com enormes dificuldades da ordem da sexualidade, pensava em suicídio, tinha depressão. Numa manhã de segunda-feira de 2009 iniciou a sua busca, começou a luta na procura de si mesmo, e encontrou, dois anos e meio depois chorava de alegria e fraseava: “Eu sou homem, meu Deus…cadê tudo aquilo que eu sentia?
O desprender-se dos desejos sexuais por pessoas do mesmo sexo, foi o tema de minha palestra, que inclusive coloquei algumas fotos neste blog que mantenho para arquivar alguns de meus textos. Abraço
http://www.cleitonnascimento.blogspot.com.br/search?updated-max=2012-05-01T15:06:00-07:00&max-results=7&start=14&by-date=false
Não sou contra a ninguem,mas tem que ter explicação cientifica,pois na Matriz o que dar no fim de noite de gays e lesbicas e brincadeira.Isso não e uma opção correta,pois nunca aprendemos que temos quer te atração pelo mesmo sexo,e nem na biblia teve um caso sequer de homem x homem,nem mulher x mulher.
Temos quer ajudar a juventude para não se perder de uma vez.
Caro Andrade, na bíblia há relato sim de homossexualismo. Foi em Sodoma que isso ocorreu. A perversão era tão grande naquela cidade que Deus a destruiu e transformou toda a cidade em cinzas, mas antes da destruição foram enviados dois anjos à casa do justo Ló, e os sodomitas cercaram a casa dele e de forma muito agressivos pois queriam ter relação sexual com os anjos. E Jesus no Evangelho disse que nos últimos dias o mundo estaria parecido com Sodoma, e prá mim isso explica o motivo desse avanço desenfreado da homossexualidade nos últimos anos.
minha gente, o gay procura o psicólogo pra se aceitar,
pra encarar e confessar pros familiares e a sociedade.
nunca vi nem ouvi dizer que um gay deixou de ser gay.
o corno quando deixa a gaieira deixa de ser corno.
o gay tem jeito não:
o pai expulsa de casa
a mãe fica uma fera
os irmãos ficam desolados
a sociedade repudia e mesmo assim nunca vi nem ouvi
dizer que um deixou de ser gay.
conheço alguns que inventaram de viver com pessoas do
sexo oposto só pra disfarçar, mas na verdade continua
sendo gay camufladamente.(até muda de cidade e estado)
quem quiser ser gay a hora é essa é xique e tá na moda, o melhor
de tudo é que sobra mulher pra nós que gosta das coisas antigas.
pense num cara pré-histórico.
Vou deixar de comentar aqui, pois tem muita gente preconceituosa e no fundo são pessoas travadas. Abraço e vão ser feliz com essa inteligencia toda.
Esse papo de cura gay está tomando outras conotações, vejo que o povo começa a aceitar, aos pouco o mundo será gay, ligo a tv o assunto é gay, a novela das nove, gay, revistas, jornais, blogs nossa que é isso, modernismo ou fim de mundo? Alguém tem alguma resposta?
Doença gera doença… vejam o que diz essa médica sobre as doenças advindas das relações anais.
http://www.youtube.com/watch?v=G1rtzQZ6DyY
Síndrome do intestino Gay, que também tem sido descrita como doença intestinal gay, é um padrão clínico de doenças anorretal e cólon, que ocorrem com freqüência incomum em pacientes homossexuais. Este é o caso da gonorréia retal associado com a síndrome do intestino gay.