Entre tantos fatores que nos levam à uma boa fotografia, um dos mais importantes, ao meu ver, é a EXPOSIÇÃO. E o que danado é isso? É controlar a quantidade de luz que entra pela sua câmera até o sensor, afinal, tudo ao nosso redor reflete luz.
Não podemos deixar passar luz demais ou nossa foto ficará superexposta. Ou seja, ela ficará muito clara.
Como também não podemos deixar passar pouca luz, ou então a nossa foto ficará subexposta. Ou seja, ela ficará muito escura.
Algumas vezes, de forma proposital, faço fotos muito escuras ou muito claras, mas isso depende do objetivo final da fotografia clicada. Mas no geral, o ideal é encontrarmos um ponto de equilíbrio que vamos chamar de foto balanceada.
Vejamos as fotos lado a lado, para facilitar a comparação:
E como eu consigo uma foto balanceada?
Existe um mecanismo em praticamente todas as câmeras digitais, da qual chamamos de FOTÔMETRO. É uma pequena régua que nos ajuda a encontrar a exposição correta, ou seja, balanceada.
Quanto mais o medidor estiver no centro é sinal que a exposição da foto estará “correta”, equilibrada, se ele estiver mais pra esquerda quer dizer que a foto será subexposta (muito escura) e se estiver para a direita, a foto ficará superexposta (muita luz). Resumindo: quando você apontar para uma cena o medidor do fotômetro deve ficar no centro para que você consiga uma foto balanceada. Veja outro exemplo:
Mas como controlar o fotômetro?
O controle dessa entrada de luz é realizado através de três elementos primordiais na fotografia: ISO, Velocidade do Obturador e Abertura do Diafragma. Mas isso é assunto para os próximos artigos.
Contudo, as câmeras digitais básicas, para facilitar a vida dos que curtem fotografia amadora, o amigo internauta poderá ajustar esse controle de exposição “diretamente no fotômetro”, onde a própria câmera trata de ajustar automaticamente os 03 elementos acima citados. Uma dica para quem usa câmeras básicas é que se você tiver que fotografar em ambiente escuro, você poderá superexpor a fotografia propositalmente, assim você conseguirá fotografar o ambiente de forma razoável. O mesmo funcionará de forma inversa.
Cliquei essa foto utilizando a técnica Low Key com Flash Criativo. Um exemplo de fotometria bem aplicada. Modelo: Wagna Cavalcante. Clique para ampliar.
Que foto massa, essa foto da semana. Linda!