O internauta Manuel Carlos concorda com Pedro Ferrer

Amigo Pdreo Ferrer concordo com vc quando afirmas que hou falta de investimento em educação e uma total falte de hierarquia, ordem e disciplina, no que tangem a ser as causas da crise que levaram a crise educacional brasileira, mas também é forçoso reconhecer que há um motivo, digamos, “endógeno” para tal fechamento dos cursos de licenciaturas…

Veja que no Brasil “todo mundo sabe história”, “todo mundo é biólogo”… E por que isso? ora, o estudo histórico se resumiu a mera divagação das lutas de classe; ou seja: se “ensina” que nós somos fruto da mera junção/lutas/desequilíbrios/anseios de forças humanas…. tudo se explica por meio de interesses econômicos e financeiros… e se assim o é por que estudar algo tão óbvio? Tão simples (simplório) que no âmago do individuo pouo interesse desperta- esquece-se que a vida humana é um corolário de forças internas e externas- e se não existe abstração como levar reflexão? Veja que interessante amigo Pedro Ferrer toda a grandiosidade da Idade Média onde ”tudo surgiu” onde a matemática já dava passos gigantescos, onde o homem já observava astros, onde São Tomás de Aquino desenvolveu sua obra é considerada a “idade das Trevas”” Como, se tanta luz ainda nos vem daqueles tempos? Será que essa intriga com a verdade medieval é fruto da raiva justamente pelo que a idade média produziu de bom: Conhecimentos? Ora, se a luta é de classes, e nela a humanidade se desenvolve, como pode um vil e pobre cientista (lá já se tinha cientistas?sim!) estudar os astros, o pecado, a vida/morte (cuja primeira definição nos vem de lá), os estudos de navegações (lembrando que os chineses inventaram a bússola e o leme, assim como barcos com até sete mastros e medindo cento e trinta metros de comprimento, muito maiores que as naus de Colombo. O Genral EZheng He, o maior navegador da história da China, comandou sete expedições marítimas em um período de quase três décadas (1405-1433). Formadas por alguns dos maiores barcos do mundo da época e por uma tripulação que atingia quase trinta mil homens, as suas embarcações navegaram pela Ásia Marítima, o Índico e a costa oriental da África)?

Caro Pedro Ferrer é no mínimo compreensível que se apenas a luta de classes nos norteasse tais estudos nunca lograriam êxito em serem iniciados, pois temas abstratos não poderiam simplesmente advir da externa luta de classes…

Veja que como exemplo da Zheng He, o maior navegador da história da China, comandou sete expedições marítimas em um período de quase três décadas (1405-1433). Formadas por alguns dos maiores barcos do mundo da época e por uma tripulação que atingia quase trinta mil homens, as suas embarcações navegaram pela Ásia Marítima, o Índico e a costa oriental da África.

Educacional temos a máxima freiriana que nos diz que a educação é um “processo de conhecimento coletivo”…ora, se assim o é tem-se que a intuição íntima de cada ser humano nada simboliza! Faço essas divagações no intuito de dizer que se os cursos de história ou de licenciatura em geral fecham por que não atraem mais ninguém é porque se perdeu o encanto pelos mesmos… a luta de classes e seus desdobramentos teóricos destruíram a educação.

E, se surgirem questões sobre o motivo do curso de biologia ser fechado e não despertar interesses? Ora, para que estudar a vida se até mesmo um ser humano em seu estado fetal é assassinado (abortado) no ventre materno sob a alegação de que “é mero/a expectativa de ser-humano. Se um amontoado de células de minhocas valem mais do que o ser humano embrionário como se pode dar valor ao estudo da vida?? Se muitos biólogos defendem que uma cobra, um cachorro, uma vaca, um gambá tem dignidade equivalente a nossa pra que estudar BIO-LOGIA?
Há abstração nisso?

Abraços!

Manoel Carlos

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