Transporte público na cidade: UMA ZONA !!!

Recentemente li no Diário de Pernambuco uma matéria cujo titulo era: Transporte público órfão de Planejamento. Entre outras coisas, aponta o conteúdo da reportagem, à falta de aplicabilidades daquilo que foi planejado, no que diz respeito à mobilidade urbana, principalmente para a cidade do Recife.

Pois bem, segundo esta mesma reportagem, 25 cidades pernambucanas com a ajuda do Governo do Estado, entre elas encontra-se nossa Vitória de Santo Antão, já elaboraram seus planos Diretores.

DIARIOdePERNAMBUCO - Recife, domingo, 14 de julho de 2013

Segundo a Lei 12.587 (janeiro de 2012) que INSTITUI AS DIRETRIZES DA POLÍTICA NACIONAL DE MOBILIDADE URBANA, toda cidade que possuir população acima de 20.000 habitantes terá três anos, ou seja, até 2015 para entregar seu Plano Diretor de Mobilidade Urbana.

Portanto, independente da vontade do Prefeito Elias Lira nossa cidade, por força da Lei, terá que apresentar, pelo menos no papel, uma solução para esta zona que é hoje o TRANSPORTE PÚBLICO na nossa cidade.

Os internautas que acompanham diariamente nosso blog, já estão carecas de saber que em nossa cidade  os usuários do sistema público de transporte estão utilizando um dos serviços mais BAGUNÇADO e PRECÁRIO da cidade.

pedra-onibus

Na tarde de ontem (17), por exemplo, nossas lentes flagraram mais uma vez, na Praça 3 de Agosto ônibus de linha urbana usando PEDRA COMO FREI DE MÃO. A pergunta que faço é a seguinte:

1º- a prefeitura tem algum órgão para fiscalizar o setor de transporte público na cidade?

2º- caso um coletivo destes venha causar um acidente por conta de falhas mecânicas a culpa será do dono do ônibus ou do Prefeito que não fiscaliza?

3º- caso algum usuário venha sofrer danos irreversíveis, ou até mesmo morte, quem será, ou quem serão os responsáveis pelas respectivas indenizações e penalidades do código civil?

O Prefeito Elias Lira tem conhecimento dos problemas, mas faz de conta que não sabe de nada.

5 pensou em “Transporte público na cidade: UMA ZONA !!!

  1. Compete aos municípios especialmente a concessão, autorização ou permissão da exploração dos serviços de transporte coletivo para as linhas municipais, bem como a regulamentação dos serviços de automóveis de aluguel.
    Para cumprir com esta competência, é necessário que a Administração Municipal esteja atenta às necessidades da população, definindo, além da quantidade de veículos à disposição, os horários, os percursos e os pontos de parada, e fiscalizando a obediência a essas determinações. Talvez o “Elialira” já saiba disso e faz de conta que não sabe, mas toda a população da cidade, inclusive os babões dele, precisam saber.

  2. IMAGINEM A SITUAÇÃO DE QUEM PRECISA USAR ESTE ÔNIBUS PARA TRABALHAR, ESTUDAR , ETC. AS ESTRADAS SÃO SUPER PERIGOSAS, E OS ÔNIBUS UMA VERDADEIRA SUCATA VELHA ISTO É FALTA DE RESPEITO COM A VIDA DAS POBRES CRIATURAS QUE PRECISAM USAR ISSO. PELO QUE VI O DESTINO DESSA COISA É SÍTIO PACAS.

  3. Pingback: Internauta comenta sobre descaso do transporte urbano em Vitória | Blog do Pilako

  4. Os Ônibus da linha “ÁGUA BRANCA”, até melhorou os Ônibus, mais a linha que passava, é isso mesmo “PASSAVA” pelo Lot. Major Expedito (CAIC) e Lot. Veneza não passa mais, e não tem previsão de voltar a passa e quando estava passando no sentido CENTRO Ultimo Horário era as 15:00 horas e no sentido ÁGUA BRANCA, o ultimo horário era as 17:00 horas.
    Agora pergunto aos responsáveis pela linha:
    Apos as 15:00 horas os moradores do Lot. Major Expedito (CAIC) e Lot. Veneza não precisão mais dos ônibus?
    Precisão sim, e são obrigados a andar muito para poder pega o mesmo.
    e gostaria de saber também, se o Comercio de vitória fecha as 17:00 horas ou seja as 16:00 horas, pois como falei o ultimo Ônibus passa as 17:00 no Lot. Veneza, sentido Santana, então ele sai as 16:20 do Centro.
    é um absurdo os moradores pagarem uma passagem muito cara e ainda ter que passa por isto, ter que se locomover muito para pega a condução ou mesmo fica no meio do caminho para voltar para suas residencias, e ainda em Horários de perigo, pois apos as 17:00 horas fica muito perigoso andar entre os Lot. Major Expedito (CAIC) e o Lot. Veneza.
    Vejo muitos Idosos passando por este constrangimento, O que pode ser feito para isso muda?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *