No Diário de Pernambuco de ontem (25), na sua página B1 de economia, tem a seguinte manchete: “Olinda é a preferida entre investidores”. O sub-titulo trás: “Cidade histórica fica em primeiro lugar em pesquisa da Amcham com empresários sobre expansão dos negócios”
Segundo estudo realizado pela Câmara Americana de Comércio do Recife (Amcham) a cidade do Recife apresenta, entre outros motivos, para a fuga de investimentos dos empresários, à falta de mobilidade e a competição acirrada.
Segundo Roberto Montezuma, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco, “os empresários começam a olhar para as regiões periféricas, mas que são uma extensão do centro”.
Pois bem, o curioso desta pesquisa é que nossa cidade, Vitória de Santo Antão, mesmo estando muito próximo do Recife, ou seja, nas áreas periféricas, não conseguiu ser catalogada nem entras oito melhores opções para investimentos. Veja o quadro:
Pois bem, certamente, segundo dados da pesquisa, nossa cidade está na contramão dos acontecimentos em Pernambuco. Apesar de já ter recebidos alguns investimentos consideráveis, a exemplo da SADIA e da KRAFT, nossa terra está carecendo de investimentos públicos em infraestrutura e sobretudo de uma gestão municipal série.
Como podemos observar, Petrolina distante do Recife mais de 700 km, desponta em segundo lugar na pesquisa. Certamente a “burocracia” do Secretário Barbosa, bem como o “apetite” pela matéria na Câmara de Vereadores, tem afugentado muitos empresários bem intencionados que por aqui querem se instalar. Uma pena.
Claro que os empresário fogem e vão continuar a fugir de Vitória de Santo Antão – PE. Apesar de Vitória está próxima a Cidade do Recife e, o acesso ser bem mais viável, nossa terra ainda deixa muito a desejar. VEJAMOS:
1 – Qual empresário se aventuraria em imóveis no centro COM ALUGUÉIS ALTISSIMO?
2 – Qual empresário se aventuraria em imóveis sem ESTACIONAMENTOS e uma CIDADE onde é PROIBIDO ESTACIONAR, EM QUALQUER CANTO DA CIDADE?
3 – Qual empresário se aventuraria em uma Cidade onde o CENTRO se resume a AV. MARIANA AMÁLIA? Será que os nosso governantes não conhecem a Henrique de Holanda? Por qual motivo não “abrem” a Av. Mariana Amália até a BR? EM CARUARUA NÃO É ASSIM?
3 – Qual empresário se aventuraria em uma Cidade onde um uma via (HENRIQUE DE HOLANDA), mais precisamente na frente do POSTO LINDA, existe uma “SERIE DE INOVAÇÃO AO CTB” NO LOCAL TEM: BURACOS, SEMAFÁROS E LOMBADAS.
4 – Qual empresário se aventuraria em uma Cidade em que não se APLICA o PLANO DIRETOR?
5 – Qual empresário se aventuraria em uma Cidade em que o trânsito é entre a uma pessoa SEM QUALIFICAÇÃO TECNICA para a área? AGTRAN é cabide de emprego, principalmente para o diretor.
6 – Qual empresário se aventuraria em uma Cidade em que a feira livre é no centro da CIDADE, fechando ruas, becos, vielas, frente de lojas e via de pedestres?
7 – Qual empresário se aventuraria em uma Cidade em que político é analfabeto funcional?
Pingback: Internauta Thiago Neto participa mais uma vez | Blog do Pilako