No próximo sábado, dia dois de novembro, a comunidade católica celebrará o Dia dos Fiéis Defuntos, também, popularmente chamado de Dia de Finados. Desde o século II os cristãos rezavam pelos os falecidos, visitando túmulos dos mártires. No século V a Igreja instituiu um dia do ano para se rezar por todos os mortos.
Muito bem. Em nossa cidade, o ponto de encontro dos católicos no próximo sábado será o Cemitério São Sebastião. Para os vitorienses que passam em frente do nosso cemitério, principalmente os que passam caminhando, o que vou dizer não é nenhuma novidade.
As calçadas do Cemitério da Vitória, durante o ano todo, servem apenas de depósito de material (tijolo e areia) para construção e fechamento de jazidos. As pessoas, que por ali passam, são obrigadas a caminhar na rua, dividindo espaço com carros e motos, simplesmente, porque a prefeitura não está nem aí para a qualidade de vida dos que ainda tem vida.
Assim como acontece todos os anos, desde os tempos do Governo que Faz, a prefeitura, apenas na semana que antecede o Dia de Finados, manda retirar aqueles materiais e promove nos meio fios e troncos de árvores aquela velha mãozinha de cal para passar à impressão aos visitantes que tudo está “NOS TRINQUES”.
Pois bem, registramos na manhã desta segunda feira (28) o estado de ESCULHAMBAÇÃO em que se encontra a frente do cemitério, que diga-se de passagem, fica assim o ano inteiro, exceto no dia de finados.
Contudo, como estamos apenas começando a semana que antecede o Dia de Finados iremos acompanhar como se dará a TRADICIONAL TRANSFORMAÇÃO para a celebração do dia dos mortos.
Uma pura verdade todos os dias passo em frente ao cemitério por esta calçada
e vejo resto de tijolos retirado de catacumbas antigo tijolo talvez ainda secular.
Pingback: Operação de finados: maquiagem no cemitério. | Blog do Pilako