“A ENTRADA DA CIDADE É DE FAZER VERGONHA À QUALQUER UM” – “O ACESSO DE VITÓRIA É UMA TRISTEZA”.
Frases como estas, e tantas outras do tipo, certamente, já chegaram aos seus ouvidos nas mais diversas ocasiões. Sai prefeito, entra prefeito, fica prefeito e a nossa sofrida Vitória de Santo Antão continua padecendo de um acesso digno com a sua importância de Capital da Zona Mata e, sobretudo, com sua HISTÓRIA.
Alguns anos atrás, na altura do Antigo Parque de Exposição, uma GAMBIARRA, já que a mesma foi construída em várias cidades ao mesmo tempo, foi erguida para sinalizar a “entrada” da cidade. Mais tarde, o prefeito Elias Lira, naquele “surto de trabalho”, de véspera de eleição, adesivou a “obra de arte” com a seguinte frase: “bem vindo a Vitória de Todos”, como se nossa cidade não se chamasse Vitória de Santo Antão.
Pois bem, o tempo passou e na tarde do feriado do último sábado (02), nossas lentes flagraram que a referida “obra de arte” da entrada da cidade estava parecendo ferros retorcido na beira da pista.
Não sei ao certo, o motivo pelo qual, aquela “Obra de Arte”, que antes das eleições foi tão valorizada pela gestão do Governo de Todos, tenha sido agora destruída. Segundo informações colhidas no local com um rapaz que disse trabalhar em frente da mesma, “foi o pessoal do Shopping que pediu para mexer, para não atrapalhar a visão do prédio”.
Pois bem, se observamos atentamente, ao pegarmos a nova BR 232, no sentido Recife, iremos ficar frente a frente com uma placa no outdoor da Prefeitura, instalado no canteiro central da nova BR que foi, aparentemente, cedida pela prefeitura ao shopping para fazer suas divulgações.
O curioso, é que nossa cidade, recentemente, aprovou lei municipal, inclusive, salve engano, por unanimidade na câmara de vereadores, determinando a cobrança de taxas sobre qualquer placa colocada nas fachadas dos estabelecimentos comerciais, sejam eles lan houses, cartórios, supermercados e etc.
Agora eu pergunto: quanto é que o Shopping está pagando pelo uso do outdoor de propriedade da Prefeitura?
Não podemos ter leis na cidade, onde via de regra, seja aplicada aquele velho “jeitinho brasileiro”, onde para muitos se usa a lei e para poucos usa-se as chamadas benesses do poder. Em português popular, para uns os rigores da lei, para outros a Prefeitura, aparentemente, “ABRE AS PERNAS”.
Não sei porque a entrada de nossa cidade ainda é um desvio!? Desde a duplicação da BR-232 que é assim! Entrou zé do povo, continuou zé do povo, entrou elias lira, saiu elias lira (estão sem iniciais maiusculas de propósito!) e a entrada da cidade continua um desvio. O pior é que o trecho da entrada antiga ainda está lá no meio do mato, era só reativar e com uma pequena ação de nosso prefeito teríamos uma entrada decente e segura novamente! Aliás, esta entrada e a buraqueira na subida do Alto José Leal, quando resolvidos, se um dia forem, serão indícios de que Vitória finalmente tem prefeito com vergonha na cara!
Pingback: Internauta atento faz comparações da entrada da nossa cidade com outras cidades pernambucanas. | Blog do Pilako
e o que se pagou por isso, como fica?
Pingback: Internauta Luiz Adeildo comenta sobre entrada da cidade. | Blog do Pilako