Conforme anunciado aconteceu nas dependências do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória, a celebração dos sessenta e três anos de fundação do maior projeto cultural da nossa cidade. O evento também comemorou os 100 anos de vida do senhor Severino das Neves Junior (Seu Vino) e os 90 anos da professora Eunice Xavier, o primeiro, foi um dos fundadores da instituição e a segunda, é a presidente de honra da casa.
O presidente Pedro Ferrer abriu a solenidade fazendo uma prestação de contas do ano de 2013, assim como, realçando às algumas dificuldades no que diz respeito à falta de recursos para que se possa fazer mais e melhor.
A direção do IHGVSA também fez constar na sua programação um espaço para apresentação musical com destaque para o jovem e talentoso pianista alemão que emocionou a todos. Os novos sócios, Ednaldo Torres, Claudia Vicente e Manuel Aldo, fizeram o juramento de obrigatório.
Foi com muita satisfação que recebi o convite do presidente da casa, professor Pedro Ferrer, para ser o orador oficial da noite. Tendo como ponto de partida a história do Prédio que abriga, desde a fundação em 1950, o Instituto Histórico, fiz algumas considerações no que diz respeito aos momentos em que vivia nossa cidade na ocasião da construção do histórico prédio em 1853. Falei do pior momento vivido por nossa cidade, em 1856, por ocasião da epidemia da Cólera, falei também do melhor momento, a visita do Imperador em dezembro de 1859. Relembrei, entre outras coisas, do primeiro jornal da Vitória e a chegada do trem na nossa cidade em 9 de janeiro de 1886.
Encerrando a comemoração, o presidente agradeceu a presença de todos lembrando que o Instituto Histórico é detentor de um acervo extraordinário que conta em detalhes a história dos nossos antepassados. Um coquetel foi servido a todos, como também o tradicional corte do bolo.