Feira Livre: a cidade é de todos ou só dos feirantes?

cima

Como todos já estão carecas de saber, o mês de dezembro, é o período do ano em que o comércio fica mais movimentado. Lojas abrem aos domingos para atrair a freguesia e, sobretudo, os compradores mais relaxados, os shoppings dá “carga” na mídia sorteando prêmios cobiçados para se tornar o paraíso do consumismo e por aí vai…….

Pois bem, dentro deste mundo “mágico”  comercial, que aliás, não se configura em nenhum “pecado mortal” para os comerciantes, trabalhar mais e apurar mais é o desejado. Em nossa cidade, neste fim de ano, o primeiro com o Vitória Park Shopping funcionando, o centro da cidade manteve um bom ritmo de vendas, pelo menos aparentemente.

O curioso deste fim de ano na nossa Vitória de Santo Antão, foi a ESTICADA da feira no centro comercial. Segundo os comerciantes da Rua da Águia e adjacências, a armação dos tradicionais bancos de madeiras se deu inicialmente no dia 18 de dezembro (2013) e só foram desarmados no dia 05 de janeiro (2014), ou seja, quase 20 dias de total IMOBILIDADE naquela área.

Constatamos, inclusive, muitos bancos armados sem nenhuma mercadoria exposta à venda, nem tão pouco comerciantes nos seus devidos postos de trabalho.

foto banco vazio no meio da materia da feira

Sendo assim, na minha opinião, a “nova” gestão do Governo de Todos, inicia seu sexto ano de atuação no comando da prefeitura, dando um péssimo exemplo de administração pública. Enquanto pensa angariar a simpatia dos feirantes em ano eleitoral,  dando-lhes a “mordomia” de não desarmar os seus respectivos bancos, absorve a IRA dos comerciantes estabelecidos naquelas vias, assim como das pessoas que ali residem, afinal, o direito de ir e vir,  foi  usurpado.

Portanto, mais uma vez, fica provado, que  se faz necessários agilizar os estudos no sentido de viabilizar a transferência da Feira Livre para um local adequado e com a devida estrutura, para que não se cometa mais absurdo como este.

2 pensou em “Feira Livre: a cidade é de todos ou só dos feirantes?

  1. A matéria mostra fielmente o absurdo que aconteceu nesse período: foram quase três semanas com bancos da Feira Livre sem serem retirados da Rua André V. Negreiros e próximas. Um verdadeiro descaso da Prefeitura de Vitória com moradores e lojistas prejudicados diretamente com essa situação, sem falar no congestionamento e prejuízo causados à própria mobilidade da cidade. Pois não se trata de uma rua secundária, mas de um importante corredor de trânsito bloqueado por um período inadmissível. Até nós moradores da Rua Estevão Cruz sofremos com essa situação inusitada, pois caminhões estacionavam em nossa rua, inclusive no lado proíbido para esse fim, sem qualquer controle e atuação da AGTRAN para coibir tal prática. Para não contrariar interesses políticos eleitorais, a atual gestão continua sem resolver a transferência da atual feira para um local com infraestrutura adequada. Fica até redundante falar no desrespeito constitucional de ir e vir dos cidadãos , riscos em caso de emergências e outras normas de segurança ignoradas pela Prefeitura. Tudo isso já foi comentado em matérias anteriores, mas continuamos em perigo e igualmente prejudicados em nossos direitos. Não se pode alegar que não existe área, pois quando se quer e existe vontade política terrenos são cedidos a fábricas, shopping e outros empreendimentos. Existe uma nova realidade em Vitória e é necessária uma ação concreta da Prefeitura para desobstruir as nossas ruas, destravar e melhorar as condições do trânsito em nossa cidade.

  2. Pingback: Internauta Rogério Albuquerque interage mais uma vez com o blog, sobre a temática da Feira Livre | Blog do Pilako

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *