É o conjunto de preceitos emanados da Vontade do Criador, para o funcionamento, equilíbrio e harmonia do Universo.
O sistema ordenado dessas Leis sabiamente dispostas constitui o suporte de toda essa harmonia universal.
Essas Leis são:
Princípio de Lei e Ordem
Lei de Harmonia
Lei de Periodicidade ou Ciclos
Lei de Analogia
Lei de Vibração
Lei de Justiça
Lei de Evolução
Lei de Causa e Efeito
Lei de Misericórdia ou Remissão
Lei do Sexo
Lei de Transformação
Lei do Renascimento
PRINCÍPIO DE LEI E ORDEM
Observando a intimidade de nosso Universo manifestado, veremos toda ordem e precisão, desde o infinitamente pequeno ao imensurável.
Um sistema ordenado com Leis e Princípios sabiamente dispostos constitui o suporte ou a base de toda essa harmonia universal.
O Princípio de Lei e Ordem se manifesta no Universo por uma sequência de causas. Toda essa engrenagem cósmica está governada por Leis, daí o termo grego “Kosmos” que quer dizer: Universo ordenado e disciplinado. Não há lugar no Universo para acontecimentos desordenados. Cada coisa, cada acontecimento tem sua causa. Nada acontece sem uma causa definida dentro das Leis Universais. Nada foge à Lei. Partindo do princípio que tudo surgiu da vontade absoluta do Criador, surgem então, por força inerente da vontade de vir e ser, todas as Leis que regem o mundo manifestado. Isso é o Princípio de Lei de Ordem no Universo.
Para que o Universo Criado não ficasse apenas conservado, mas, fosse transformado, o Criador estabeleceu regras que dessem condições às transformações da vida universal. Chamamos essas regras de progresso.
Progresso é o desenvolvimento que a vida e as coisas criadas sofrem através do tempo. Todo progresso implica em transformações.
(VERDADES FUNDAMENTAIS – MELCHISEDEC – pág. 09 e 10)