Mesmo faltando o jogo que decidirá o terceiro lugar, onde a Seleção Brasileira pegará o perdedor do confronto entre Argentina e Holanda, para a esmagadora maioria da população brasileira: A COPA DA FIFA 2014 JÁ ACABOU.
O Brasil, único PENTACAMPEÃO DO MUNDO, no quesito futebol, sempre estará escalado entre os favoritos ao título. Disputar uma Copa em casa, estatisticamente, aumenta em muito a possibilidade de se levantar a taça, foi assim com o Uruguai, Argentina, Inglaterra e a França, e com a gente, esperávamos, o mesmo roteiro. É bem verdade que outros anfitriões também não conseguiram.
A partida de ontem (09), entre brasileiros e alemãs, entra para nossa história futebolística como o pior resultado obtido pela Seleção Brasileira (7×1). Cada jogo tem sua história. Acidentes acontecem nas mais diversas situações.
Não adianta colocar a culpa em ninguém. Estamos sempre procurando culpados para justificar nossas frustrações. Apesar das deficiências do nosso time, aliás, já conhecidas por todos , a Alemanha também não tem este “super time” todo, para enfiar um “chocolate” no Brasil. Basta ver, que nos jogos anteriores do selecionado alemão, nesta mesma copa, ele não teve vida fácil com ninguém, muito pelo contrário, em certos momentos teve que suar camisa para vencer pelo o escore mais magro – 1 x 0 – contra o mediano time dos EUA.
A Seleção Brasileira perdeu para o adversário oculto. Aquele que está dentro de cada um, aquele criado por nós mesmo. Dentro do campo, não basta está preparado fisicamente e tecnicamente, A CONSTRUÇÃO EMOCIONAL DE UMA EQUIPE É FATOR DETERMINANTE NOS SEUS RESULTADOS.
Fora de campo, o povo brasileiro deu uma aula de civilidade, contrariando, inclusive a expectativa da grande imprensa nacional e até de parte da internacional. Como sede do mundial, nosso País surpreendeu os milhares de turistas pela pluralidade cultural e hospitalidade. Apesar das obras inacabadas a questão estrutural funcionou dentro do planejado, para alguns estrangeiros, até, melhor do se esperava.
Portanto, passada a alta dose de mídia a que estávamos submetidos, chegou a hora de avaliarmos o chamado LEGADO DA COPA. Apesar de sermos conhecidos como o País do futebol não é só disso que vivemos.
Ao final disso tudo, como saldo mais positivo, imaginamos, ter ficado viva nas cabeças dos mais de duzentos milhões de brasileiros, que não temos, ainda, saúde, educação, segurança e… etc do tipo PADRÃO FIFA. Este sim foi o maior LEGADO DA COPA. E Agora ?………. “ agora é levantar a cabeça ….. sacudir a poeira e dar a volta por cima”….. Até porque, no jogo da vida você é o principal jogador e tem muita gente torcendo por você… VIVA OS TORCEDORES BRASILEIROS!!!!!!!!!
DA REDAÇÃO.