No tempo de eu menino
Dentre as figuras lendárias e bizarras das quais tive notícias e algumas conheci, em Vitória de Santo Antão, espero que alguém relembreMANÉ CAPÃO, MÃO DE ONÇA, CAFINFIM, PAPA-RAMA, DIDI DA BICICLETA, BIU LAXIXA E O CORCUNDA ANÍBAL.
MANÉ CAPÃO tinha os trejeitos de um primata. Haja vista que andava de pernas arqueadas, pendendo para os lados, erguendo a cabeça e fazendo bico com a beiçola. Às vaias e insultos que recebia, respondia na pedrada. Não é preciso dizer que lascou cabeça de gente, estilhaçou vidraças e botou muito sujeito pra correr. Recordemo-lo. Penso que quem o insultava era pior que ele.
MÃO DE ONÇA nunca deu um soco num atrevido para não vê-lo estatelado no chão.
PAPA-RAMA brigava com 4, na braçada. Parecia um viking.
DIDI DA BICICLETA tinha o corpo fechado, porque a caixa dos peitos era rendada de tiros sem ter baixado à sepultura.
CAFINFIM dava óleo queimado para os presos beberem, e BIU LAXIXAera tão doido que, quando corria na frente, ninguém corria atrás.
E ainda tinha FERRO, um negão que dava beliscão em menino.
Não sei quem se lembra, mas eu conheci a figura cinematográfica doCORCUNDA ANÍBAL. Andava pelas ruas resmungando e exalando um nauseante aroma de pão e banana, como se fosse um personagem de filme de terror. Aníbal tinha o hábito de apalpar o seio das mulheres, o que o tornava mais apavorante. Não sei do que morreu nem exatamente quando, o que lhe empresta uma feição misteriosa e hugoana, à la O Corcunda de Notre Dame.
Sosígenes Bittencourt
faltou citar uma figura folclórica.da antiga rua da cabanga. Aldo,vulgo…pisca pisca.
Lembro-me do Mané Capão e do Pisca-pisca…kkkkkkk…realmente são figuras folcloricas da nossa cidade. Que pena que naquela época ninguém se ligou de tirar fotos ou fazer algumas filmagens desses personagens, pois com certeza seriam famosos hoje e estariam inclussive no Instituto Histórico de Vitória!!!
Pingback: Internauta Léo Walk comenta no blog | Blog do Pilako
Dessa lista, lembro de Anibal com seus dedos cheios de aneis, distribuindo confeitos (balinhas) e lembrava o Corcunda de Notre Dame. Mané Capão só pedia farinha kkkk, e pisca pisca jogava pedra também quando insultado. Quem lembra de Givado e seu filho abilolado que o pai dançava e o filho ficava olhando com cara de bobo?
esse Givado não era seu Pedro pescoço de cágado não? que o filho dele ficava de coca sentado no chão rindo com a calça amarada de inbira de banana
Mane capão, vitória de santao Antão, lembro dele ,era criança morria de medo sai na rua,ele corria atrás jogava pedra
cara eu tava falando dele agora pro meu filho de 12 anos . e que existia muitas lendas daqui de vitória de santo antão . como kaé do Lídia Queiroz que as pessoas chamavam de vira bicho e que em 1980 pessoa falavam que ele virava bicho e nos morria de medo . mais era um fazedor de balaio e bolsa de mangalho . e tinha também . seu pacova o homem que não tomava banho .mais era uma pessoa que morava so no bairro do Lídia Queiroz e que eu a conheci de perto e a casa dele não tinha telha ele morava dentro de casa mais sem telha . eu falava também pro meu filho sobre a lendas do alto do cigano que só quem viveu por perto é quem sabe das historias contadas de assombrações e que na época eu ate corria delas e também historias do sitio de memedio no alto nossa senhora do amparo quem aqui foi dessas épocas . seu Pedro pescoço de cágado do paraíso dos cornos . mané capão e toda essas pessoas já nos deixou e agora é historia e saudade .