Escolas vs Presídios – por João do Livramento

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“Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos”, com esta frase dita há mais de 500 anos antes de Cristo, pelo grande matemático, astrônomo, físico e filósofo “Pitágoras”, convido você a fazer uma reflexão em torno desse assunto. Por quais motivos não colocamos em prática este ensinamento de Pitágoras? De quem é o interesse de não termos escolas públicas de qualidade, garantida a todos os brasileiros? Porque a criminalidade cresce em números assustadores, principalmente entre os adolescentes? Hora não é preciso forçar os neurônios para entender que a grande interessada que a “educação” não seja prioridade é a classe política, pois sabem eles que a educação traz a luz do conhecimento e rasga o véu da ignorância. Dispor educação de qualidade para nossas crianças, seria para eles como atirar no próprio pé, de forma que “dane-se” a educação. O que eles querem é investir no que o escritor Eduardo Bueno, chama de processo de “debiloidização” da juventude brasileira, que se dá através da grande mídia que incute na cabeça da juventude “ignorante”, através das novelas, series, programas de auditório e reality’s shows, as ideias prontas. Porém isso tem gerado um efeito colateral, que é o estilo de vida que o “ter” é o que importa, ser igual ao MC ostentação, ou ao jogador de futebol ou ainda ao criminoso que a TV insiste em mostrar o seu poder e sua riqueza. Mas se algum leitor achar que isso é mera especulação, trago aqui fatos concretos, através de um estudo aprofundado, feito pelo Instituto Avante Brasil (http://www.ipclfg.com.br), onde foram usados dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), que revelam que 23,3% da população brasileira ou seja, mais um em cada cinco brasileiros de 15 anos ou mais, é analfabeto funcional,(espero que você não seja), mas isso é só a ponta do iceberg, pois essa mesma pesquisa revelou que em 1994 haviam 200.594 escolas públicas no país, e até 2009 o número de escolas caiu para 161.783, um percentual de -19,3% ou seja em números absolutos foram fechadas 38.811. Neste mesmo período o número de presídios aumentou assustadoramente, pois em 1994 haviam 511 unidades que em 2009 chegou ao número de 1806 unidades, e como é notório todas abarrotadas. Diante de todos estes questionamentos e dados apresentados, podemos constatar que, o fechamento de escolas e a criação de presídios, é uma relação inversamente proporcional, que o pai da matemática Pitágoras correlacionou há mais de 2500 anos atrás e que nossos políticos insistem em não aplicar. Pensem nisso!

 João do Livramento.

2 pensou em “Escolas vs Presídios – por João do Livramento

  1. Nunca havia feito nenhum comentário no blog, mas venho acompanhando as matérias escritas por este rapaz, o João do Livramento e quero parabenizá-lo pela lucidez com que escreve matérias sobre assuntos atuais, e com uma visão crítica que convida o leitor à refletir sobre questões relevantes para todos nós. e parabenizo você também pilako por abrir espaço para esse tipo de debate.

  2. Pingback: Internauta Flávio Augusto comenta no blog | Blog do Pilako

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