Comentário postado na matéria “Vereador Edmo Neves, permita-me discordar e até propôr.“.
“3 de Agosto da Silva” (?)
Aff! Nem o nome combina!
Muito menos a lógica posta para trocar de nome uma instituição tão famosa (da qual fiu aluno), que tantos cidadãos formou ao longo dos setenta anos de fundação!
3 de Agosto , a data, alude a um fato de importância histórica nacional, que gerou, segundo alguns, o embrião do sentimento nativista nacional. O “ser” brasileiro pode ter sido gestado tbm na batalha contra os Holandeses no dia 3 de Agosto, em nossa terras….
Amigos 3 de Agosto é data cuja altura podemos comparar “`a altura de Esparta”.
Lembremos que o comandante das tropas Holandesas (na verdade tropa heterogênea, composta por diversas nacionalidades européias) disse, em carta, a seus superiores que a “vitória não provém os homens, mas de Deus, pois nós tão bem armados, perdemos para uns tão pouco mal vestidos e preparados”!
Vitorienses a batalha das Tabocas no dia 3 de Agosto de 1645 é emblemática: A Virgem, Santo Antão e o Menino Jesus lutaram er preservaram a fé católica. Em torno da batalha homens tombaram, a fé foi mantida e o Brasil pode ter começado a surgir enquanto pátria e nação.
Lembremos que o próprio Padre Vieira foi incumbido pelo Rei Português de negociar o nordeste com o Holandeses, prova de que a brasilidade inexistia, sendo, repito, provavelmente gestada no sangue dos mártires daquele fato histórico!
E pra que mudar? Foi o honroso Professor Mário Bezerra da Silva da altura dos mártires mortos em 3 de Agosto? Penso que não! Professor Mário Bezerra nos serve de espelho num momento em que as faculdades formam analfabetos funcionais; num momento em que políticos mais se importam em criar mensalões, petrolões a figura honrada do gestor (de verdade) de Mário Bezerra nos faz falta, porém, num contexto maior o Colégio 3 de agosto e a Batalha cujo nome alude é infinitamente superior ao mesmo.
Tabocas foi o útero abençoado por Deus para surgir uma nação chamada Brasil, Mario bezerra um furto seu, entretanto, apenas um boníssimo fruto.
3 de Agosto é data cujo valor sentimental extrapola a da própria instituição de ensino que nomeia. Num país onde o estado surge primeiro que seu povo (as capitanias hereditárias são um exemplo disso) a batalha das Tabocas que se deu em um 3 de Agosto, é símbolo de “espiritualidade” ao pensar de Olavo Bilac!
Por favor, não troquemos nossas tradições com T maiúsculo, por tradições com t minúsculo, que nada agregam à nossa história tão rica e bela. As tradições com T maiúsculo tiveram o dedo do divino, e a participação de grandes homens, imprescindíveis à sua época, e que nossa fazem falta hj, a outra, a minúscula, é fruto do achismo, do ego desnecessário e da falta de amor e de conhecimento do valor antológico de nosso 3 de Agosto!
Viva Tabocas!
Manoel Carlos do Nascimento Silva