No último sábado, 27 de junho, faleceu no Recife, por volta 10h30, Dona Eunice Xavier. Seu corpo foi velado no Salão Nobre do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória até as 17h, de onde saiu em direção da Igreja Matriz de Santo Antão para a Missa de Corpo Presente que foi celebrada pelo Monsenhor Maurício Diniz. O seu sepultamento aconteceu por volta das 19h30 no Cemitério Local.
Não poderia falar da professora Eunice Xavier sem, antes, citar os laços que me ligam a ela. Além de ser prima de papai (Zito Mariano), ela foi sua madrinha de apresentação, figura aliás, que nem faz mais parte da liturgia no batismo na Igreja Católica. Papai passou a vida, como manda o figurino das antigas, lhe pedindo a benção toda vez que lhe encontrava. Motivo pelo qual todos nós, seus filhos, quando encontrava com ela a homenageava também chamando-a de “minha madrinha”. Ela, satisfeitíssima, abria um largo sorriso e dizia: “Deus te abençoe”. Dona e Eunice e papai nutriam um pelo o outro um enorme carinho e respeito.
Dona Eunice, esposa do Doutor Aloizio Xavier, juntamente com sua família foram figuras ativas na formação atual da sociedade vitoriense. Professora Eunice era uma vitoriense entusiasmada com as suas origens e defensora ardorosa dos movimentos culturais da sua terra natal. Sempre esteve ao lado das boas causas Antonenses.
No carnaval, por exemplo, Dona Eunice sempre foi referência. Desde os tempo de jovem participou ativamente da folia. Abraçava todas as agremiações com a alegria mas seu coração batia mais forte pelo Bloco da Saudade e principalmente pelo tradicionalíssimo Clube de Fado Taboquinhas. Veja o vídeo gravado em 1991 com dona Eunice:
Dona Eunice Xavier reunia qualidades humanas singulares. Dentre muitas podemos destacar a capacidade de aglutinar pessoas. Presidiu com dedicação e amor fraternal, por duas décadas, o maior projeto Cultural da Vitória de Todos os tempos: O INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DA VITÓRIA.
Podemos dizer, sem sobra de duvida, que Dona Eunice foi uma pessoa que passou pela vida terrestre e deixou riqueza. Os seus ensinamentos como pessoa humana, a sua fé cristã, a caridade com os mais necessitados o exemplo como esposa, mãe, avó e bisavó, entre outros atributos a ela pertencente, são apenas algumas das suas marcas que ficarão gravadas nas pessoas que tiveram o privilégio da sua salutar convivência.
Portanto, nesse momento, o que nos consola é saber que Dona Eunice foi recebida com festa na morada eterna pelas pessoas queridas que partiram antes dela. Aos seus familiares, filhos, netos e bisnetos fica a edificante figura de uma pessoa que educou com exemplos. Para a sociedade vitoriense, entre outras coisas, Dona Eunice deixa o legado de uma pessoa que amou e respeitou o lugar que nasceu.
Abaixo, segue uma sequencia em vídeos e fotos que servirá de registro para eternidade do funeral de Dona Eunice Xavier.
Obs: NO TRANSCORRER DA SEMANA POSTAREMOS OUTROS VÍDEOS CONTENDO IMAGENS E DEPOIMENTOS.