Tempos atrás o então Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Joaquim Barbosa, causou um certo incômodo aos congressistas brasileiros por ocasião de uma frase sua proferida em ambiente acadêmico. Disse Barbosa: “os partidos no Brasil são de mentirinha, sem preocupação programática, e que seus líderes querem apenas o poder pelo poder”
Parafraseando o ministro acima citado, acho que na nossa cidade, Vitória de Santo Antão, as últimas gestões administrativas municipais também são de “mentirinhas”. Apenas para ficar em três exemplos, vejamos:
– Ao assumir, em 2009, o prefeito Elias Lira disse haver encontrado nas contas da prefeitura um rombo de 29 (39) milhões. Anos mais tarde a Câmara de Vereador aprova as contas, por unanimidade, do ex-prefeito Demétruis Lisboa, gestor que lhe antecedeu.
– No inicio da segunda gestão do Governo de Todos, a prefeitura emitiu uma nota oficial dizendo que iria retirar dos passeios públicos do centro, as barracas e também recolher, das praças e ruas, os animais de grande porte que se alimentavam de lixo. O tempo passou e o resultado da ópera foi o seguinte: NEM UMA COISA, NEM OUTRA.
– Em 2013 o prefeito Elias Lira criou uma diretoria – AGTRAN – para atuar, entre outras coisas, no melhoramento e disciplinamento do trânsito da cidade. Pois bem, passados mais de dois anos e meio da criação da citada agência o seu “cartão de visita”, a chamada “zona azul”, começa a se “derreter”, pois na tarde da última terça, precisamente às 15:30h, ou seja, em pleno funcionamento do sistema, os motoristas resolveram estacionar seus veículos no local que é conhecido como a “zona da zona”, pois, apesar do meio fio haver sido pintado de amarelo, não existe nenhuma placa fixada para regulamentar a parada, ou seja: A AGTRAN faz de conta que fiscaliza e a Sinalpark (operadora do sistema de Zona Azul) faz de conta que fica satisfeita.
Portanto, esses são alguns exemplos que faz a gestão do Governo de Todos ser uma administração, digamos, de “mentirinha”. Volto a dizer o que já disse inúmeras vezes: o prefeito Elias Lira apenas deu continuidade à esculhambada e a bagunça da gestão do Governo Que Faz, comandada pelo folclórico ex-prefeito José Aglailson. Para não esquecermos: Elias e Aglailson são farinhas do mesmo saco.
Para essa zona azul da Vitória de Santo Antão se tornar uma “zona” no significado popular da palavra tem que melhorar muito. Os motoristas que não gostam de seguir as regras já sabem como driblar essa zona azul. Ou seja, basta estacionar onde o meio fio está pintado de amarelo (proibido estacionar), pois nem os funcionários da Sinalpark (que não tem competência legal para aplicar multas), nem os agentes da AGTRAN, nada fazem. Assim sendo, somente os “bestas”(incluo-me nessa lista) pagam pela a zona azul.
Pingback: Blog do Pilako