O município da Vitória de Santo Antão, desde seu surgimento, sempre foi vocacionado à atividade comercial. Muito antes de deixar de pertencer ao Termo de Olinda – 1812 – a então Vila de Santo Antão já era um importante entreposto comercial da região.
Após a chegada da estrada de ferro, em 1886, quando Vitória já ostentava o título de “cidade”, e da inauguração da energia elétrica, a partir de 1922, nossas terras passaram a ser observada e cobiçada por potenciais comerciantes da região.
Dentro desse contexto, aportou nas nossas terras, em 1954, o senhor José Pereira Dutra. Na ocasião, adquiriu centro e trinta hectares de terra, local, hoje, conhecido como Fazenda Açude. Mais tarde, no ano de 1978, seus filhos, Antonio Duarte Dutra e Aluízio Duarte Dutra, estabeleceram no local a ICEPE – Indústria Cerâmica Pernambucana LTDA (atualmente pertencente apenas ao Sr. Aluízio Duarte Dutra), empresa que há 36 anos está estabelecida no município.
Pois bem, depois de uma parte da família empreender no setor fabril, vinculado ao ramo de ração animal, no Estado de Sergipe, o neto do patriarca, José Pereira Dutra Neto, jovem industrial, que tive a oportunidade de conhecer, se prepara para abrir seu primeiro CD – Centro de Distribuição – fora do espaço já atendido pela sua fábrica.
A empresa IBRA é especializada na produção de ração animal farelada, sediada na bacia leiteira do sertão do Estado de Sergipe, especificamente no município de Nossa Senhora da Glória, sendo sua produção destinada a bovinos, caprinos, suínos e galináceos.
Como ponto de partida para efetivação desse novo empreendimento aqui na nossa cidade, que deve gerar mais cinquenta empregos diretos, além do histórico familiar, o empresário José Dutra Neto já possui terreno próprio precisando ratificar apenas, via prefeitura municipal, os incentivos fiscais pertinentes aos investimentos desse porte, conforme carta de intenção protocolada, recentemente, na sede do poder executivo local.
Na agradável conversa que tive com empresário José Dutra Neto, sobre a vida do seu avô, o patriarca da família, soube que a comunidade de Campinas, próxima ao Engarrafamento Pitú, recebeu grande incentivo da sua pessoa, à época em que ele se estabeleceu nas terras próximas da localidade, inclusive com a doação do terreno da antiga Escola Madre Leopodina.
Portanto, para encerrar essas linhas sobre a chegada de mais um empreendimento na cidade, faço votos que tudo dê certo para o amigo José Pereira Dutra Neto e que brevemente ele esteja de volta à sua terra de origem, desta feita, tal qual seu avô, seu pai e seu tio, produzindo dividendos para todos.