EDUCAÇÃO MUSICAL – Um caminho paralelo a alfabetização infanto-juvenil. (PARTE 2)

Pode parecer um impacto ou talvez sem fundamento, a realização das seguintes perguntas: Como pode a alfabetização ter algum paralelismo com a Educação Musical? A temática referente à aprendizagem na Educação Escolar Regular funcionará paralela a Educação Musical? Ao associarmos vogais e consoantes, como também, a contagem numérica, a abordagem do fator aprendizagem abrangerá o período da alfabetização, por ser o momento mais importante na formação educacional da criança.

Quando pronunciamos uma vogal, estamos emitindo um som característico da letra executada. Quando pronunciamos um número, seja qual for, emitiremos um som característico do número executado. Na Educação Musical, não encontraremos diferença no que diz respeito, a pronúncia de cada nota executada na pauta musical, no momento da escrita musical. Então, quando olhamos a pauta, e, ao vermos a nota, seja ela qual for já sabemos o nome, o som característico da mesma, a sua altura e o seu tempo. No entanto, ao começarmos um trabalho de Educação Musical com o Corpo Discente infanto-juvenil, podemos trabalhar com jogos, palavras cruzadas e dominó musical. Passo a passo serão distribuídos os assuntos básicos, referentes à composição teórica musical, que irá compor a Educação Musical.

João Bosco do Carmo

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