Conforme temos observado, logo após o término da introdução do Frevo Canção, o cantor entrará no ( S ), símbolo colocado no início da melodia em uma peça – partitura – musical. Então, o tom principal já sabemos que está em Dó Maior ( C ), porém vamos analisar as armaduras que ficarão colocadas no condutor, onde ficarão as melodias e harmonias. Ao resolver colocar na peça – partitura – musical, seguiram a estética referindo-se ao escrever a primeira sequência. Por exemplo: ao preparar a grade ou condutor musical – peça que fica em frente ao regente – e, distribuir da seguinte forma: Metais, Palhetas e Tubas BB. Vejamos: Metais – Trompetes, Trombones. Palhetas – Sax Altos, Sax Tenores e Requinta. Baixo_ Tuba BB. Conforme estamos observando, o tom está em Dó Maior ( C ), o Tecladista com sua experiência em orquestrar pequenos arranjos, escreve os arranjos em Dó Maior ( C ), para todos instrumentos na primeira formação no condutor, onde seguindo a estética ficaria assim: primeira Clave de Sol ( G ), Metais, segunda Claves de Sol ( G ), Palhetas, uma Clave de Fá ( F ), para escrever os arranjos para as Tubas BB e Eb.
A Clave de Sol ( G ), será escrita na segunda linha do Pentagrama, e, a Clave de Fá ( F ), na quarta linha do Pentagrama. Observamos que está tudo escrito em Dó Maior ( C ). O Frevo Canção tem: Introdução, Primeira Parte e Segunda Parte. No início da escrita na partitura, após a escrita das Claves, chamamos de armadura, porque é justamente onde escrevemos os acidentes – alterações com sustenidos ou bemóis – para assim haver afinação, por exemplo: após terminado o processo da escrita melódica de todo condutor, escrevemos assim: Trompete, Sax tenor – Clave de Sol ( G ) na segunda linha – está em Dó Maior ( C ) – a Tuba Bb, Clave de Fá ( F ) na quarta linha – está em Dó Maior ( C ), o Trombone descerá um tom e encontramos o tom de Si Bemol Bb, se contarmos do tom do Trompete uma quarta descendente, encontramos o tom do Sax Alto, Sol Maior ( G ), e, a Tuba Eb e a Requinta, porém a Tuba Eb na Clave de Fá ( F ) e a Requinta na Clave de Sol ( G ). Ao descobrirmos esta aplicação, colocamos em prática os intervalos de terceira em cada partitura. Estes intervalos que é a distância de cada nota musical, soará de forma agradável aos ouvidos dos ouvintes, caso contrário, ninguém suportará ouvir a “ orquestra desafinada. “ Como estamos discutindo o Frevo Canção, após escrevermos a primeira estrofe e a segunda, a Introdução com a escrita na partitura ficaria assim: o símbolo do ( DC ) – Da Capo, do começo – após terminar a Introdução, o ( S ), momento da colocação da voz (Cantor), no final da primeira parte, existirá um sinal Ritornelo, ( Retorno ao S), na segunda parte outro Ritornelo, para retornar ao início da segunda parte. O símbolo ou sinal ( O ), indicará que a música vai fazer a introdução e passar o sinal e finalizar, utilizando a Fermata – sinal que corresponde ao tempo gestual do Maestro no final da regência – e, após o término da melodia da Introdução, onde está escrito a sua última nota, haverá uma pausa de Colcheia indicando o silêncio, pois o Compasso é Binário e, o segundo tempo será preenchido pela Semínima, onde a Fermata estará sobre ela.
João Bosco do Carmo
http://lattes.cnpq.br/8222363703321930
E-mail: bcarmo45.bcm@gmail.com
Boa noite a todos que são conhecedores da necessidade de uma faculdade de música, aqui nesta cidade. Eu conversando com meu amigo Bosco, a respeito de musica em rítmo de frevo, ele me perguntou o que eu achava se em Vitória tivesse uma faculdade de música? Eu respondi! com certeza eu me ingressaria. Pois tenho muitos colegas de trabalho, que estão se deslocando para outra cidade para fazer aula com alguns instrumentos musicais. E não é em faculdade. Venho por meio deste pedido de solicitação, que o senhor Paulo Roberto da FACOL olhe para a necessidade de novos músicos e quem sabe até novos Maestros…………Formados nesta faculdade.
O povo Vitoriense, espera por esta faculdade de música, inclusive Eu que sou um grande amigo e admirador de João Bosco, o futuro Maestro.
BOA NOITE A TODOS QUE DEUS O ABENÇOE. 26-09-2017 ÀS 21:50 HS .