Para tudo que façamos precisamos de dedicação e a pausa que aconteceu na Coluna Dialogando Psicologia deste blog passou por este viés, abordar um assunto em período sistemático, expor, dialogar com os leitores exige cuidado, pensando neste cuidado precisei pausar os abastecimentos, mas a partir deste mês a Coluna volta à ativa com o objetivo de apresentar temas do cotidiano relacionados a questões que envolvam aspectos do campo psicológico. Com textos simples e dinâmicos pretendo continuar contribuindo e com isto também atender aos pedidos para que a Coluna “acordasse”. Portanto, segue, abaixo o primeiro texto:
Sobre Janeiro Branco o que se faz?
Para conscientização da importância do cuidar da saúde mental foi desenvolvida a campanha Janeiro Branco, ações em espaços sociais são o grande foco da proposta organizada por grupos de psicólogos por todo o país. Inspirada no outubro rosa que buscava alertar a sociedade da importância da prevenção ao câncer de mama. No caso do Janeiro Branco o comprometimento é com a saúde mental. A campanha tem como filosofia o mês de janeiro como momento de reflexão e início de mudanças assim como a cor branca simbolizando a paz, ao mesmo tempo em que numa folha de papel em branco uma história pode ser escrita, possibilitando criar, realizar.
Na luta pelo bem estar emocional a campanha se estende também para esclarecer que a saúde metal não é privilegio de alguns e sim um dever do Estado para todos. Qualquer pessoa pode ser acometida de doenças que envolva a saúde metal, é uma doença invisível, mas gravíssima. O tratamento não é complexo, precisa passar por acompanhamento psicológico e dependendo do caso ajuda psiquiátrica.
Caso se perceba desajustado, se assisti confuso, triste, sempre cansado e irritado, ou por algumas vezes pessoas próximas sinaliza desajustes em seu comportamento é algum sinal de que sua saúde metal pode não estar bem. A promoção em saúde mental acontece em diversas esferas do convívio social, da mesma maneira que a campanha não apenas abraça a prática do profissional psicólogo, mas também profissionais de outras áreas como terapeutas ocupacionais, médicos, psiquiatras. A proposta do Janeiro Branco visa ações durante todo o ano e não apenas no mês de janeiro, como se trata de uma campanha preventiva e quando se fala também em saúde metal se sente a necessidade de ações constantes neste ângulo social.
– Aproveito para informar que volto a publicar na Coluna: Dialogando Psicologia, próximo mês vamos conversar sobre o mal da doença de Depressão.
Psicólogo Cleiton Nascimento
Bem vindo. Eu estava com saudades de vossos textos.
Otimo saber da oportunidade de voltar a ler seus textos, faz bem voltar. Parabéns ao blog pelo conteúdo eclético.
Pedro Cesar e Ângelo Monteiro fico feliz em saber efetivamente de minha contribuição. Obrigado pelas boas vindas e como comentado no próximo texto vamos falar da impactante doença de depressão e a importância da aceitação de prevenção e tratamento.