Pela boa vontade e generosidade do amigo Rubem de Deus, que me emprestou o livro “Vitória que o Tempo Levou”, publicado em 1991, pelo senhor Edson da Costa Lins – primo do renomado escritor vitoriense Osman Lins, enriqueci meus conhecimentos sobre a história da nossa Vitória de Santo Antão assim como de personagens que marcaram época no nosso torrão.
Foi bebendo nessa fonte que descobri, por exemplo, que o jornalista Antão Borges Alves que, aos vinte e dois anos, publicou o primeiro jornal da nossa cidade – “O Vitoriense” -, em 05 de novembro de 1866, foi apelidado pelos familiares de “Menino Antão”, para diferencia-lo do pai, que também se chamava Antão.
O livro, com mais de duzentas páginas, retrata, em boa medida, como o próprio título diz, memórias de uma Vitória de Santo Antão do passado, realçando basicamente fatos e curiosidades ocorridas no final do século XIX e na primeira metade do século XX.
Por já ter um bom nível de conhecimento nesse contexto, a leitura foi bastante prazerosa. Boa parte das histórias já constava nas paredes da minha memória. Demos, portanto, os parabéns a todos aqueles que, por elevado desprendimento, se dispuseram a escrever o cotidiano e os “causos” dos nossos antepassados.
Livro muito bom, que também tive a oportunidade de ler…
Onde eu acho este livro,já o procurei bastante muito,e não acho?
Procurar se informar no Instituto Histórico da Vitória.