A notícia de que doze adolescentes e um adulto estão presos numa caverna da Tailândia, ganhou um mundo. A história e as imagens são de tirar o fôlego de qualquer vivente do planeta. Realcemos: nem em filme isso já havia acontecido. É a vida real ganhando da ficção.
Na qualidade de pai e de ser humano não desejaria uma situação dessa natureza para nenhum dos pouco mais de sete bilhões de moradores do planta terra. Não se pode imaginar e mensurar a angustia do grupo e de seus familiares até os mesmos terem sido encontrados vivos.
Após a constatação de que o grupo, na medida do possível, está bem – o que seria o primeiro suspiro aliviado desde do calvário -, agora o desafio é outro. Como resgata-los em segurança?
Engana-se quem pensar que esse é um problema apenas das autoridades tailandesas. A solução desse evento é de responsabilidade de todas as autoridades do mundo!! Essa demanda humanitária coloca em xeque a racionalidade humana e de todos os avanços tecnológico já alcançados até o dia de hoje.
Fomos capazes de chegar à lua. Já falamos em fazer turismo em marte. Pílula da juventude e aparelhos de celulares que são capazes de comunicar com um piscar de olho, não representarão nada, se não conseguirem- sem esperar quatro meses até as chuvas cessarem – resgatar, em curto prazo, esse grupo com segurança.
Mesmo distante e sem ter o menor vinculo afetivo com os “encavernados”, estarei, por pensamento, solidário e concentrado nessa operação!! Aliás, digo mais uma vez: é um desafio para a civilização moderna…..