O drama dos “meninos da caverna” – como assim ficaram conhecidos –, felizmente, chegou ao fim. Os doze garotos e o técnico da equipe de futebol – “Javalis Selvagens” – passam bem e seguem sendo monitorados por médicos e psicólogos. Os desdobramentos dessa vivência são imprevisíveis.
Na exitosa operação de resgate trabalharam diretamente noventa mergulhadores (50 especialistas internacionais e 40 experientes tailandeses) e trinta equipes médicas. A mobilização foi grande e a torcida em todo planta foi maior ainda. Esse é o tipo de acontecimento que mexe com o emocional daqueles que são seres humanos de verdade.
Mesmo distante me envolvi com essa operação. Para cada resgate uma alegria. Aliás, dias atrás, disse aqui: na qualidade de civilização, de nada adiantaria termos tecnologia para visitar a lua e fazer turismo em marte, se fracassássemos nesse evento.
De sorte que estamos cantando vitória!!! Espero, contudo, que no próximo domingo, por ocasião da final da Copa do Mundo, na Rússia, o time do “Javalis Selvagens” seja a mais festejada, afinal, entendo, esse ser o melhor momento para eles dizerem ao mundo que são os verdadeiros campeões…….