Dando continuidade ao nosso projeto cultural – Apelidos Vitorienses –, que tem como objetivo revelar a origem dos apelidos dos conterrâneos que são mais conhecidos pela alcunha do que pelo próprio nome, eis que catalogamos mais um.
O amigo Esmeraldino José de Deus e Melo Neto recebeu o mesmo nome do avô paterno. Indagado sobre a origem do seu apelido – Dino – não soube, ao certo, nos relatar. Mas desconfia que pelo fato do seu avô, Esmeraldino, ter como apelido Dino, ele tenha herdado dele o “kit” completo, ou seja: nome e apelido.
Estabelecido há mais de uma década no estado do Rio de Janeiro, e mesmo viajando muito por conta das atividades como oficial da Marinha, Dino nunca se afastou da sua terra natal, local que reside seus pais e seus irmãos.
Contou-nos o amigo Dino que nos tempos de garoto apenas uma professora, com o nome de Esmeraldina, lhe chama pelo seu nome de batismo. Disse-nos também que praticamente ninguém na cidade lhe chama por Esmeraldino. Assim sendo, segue mais um registro de um antonense que é mais conhecido pelo apelido do que pelo próprio nome.