Abrindo o ciclo de lançamento de candidaturas oficiais, com vista às eleições gerais que se avizinham, na tarde do domingo (19), no Clube Abanadores “ O Leão”, o candidato a deputado estadual pelo PSB, Aglailson Victor – filho do atual prefeito da Vitória – reuniu correligionários e simpatizantes para receber a chapa majoritária da Frente Popular.
Antes mesmo da chegada do Governador Paulo Câmara grupos diversos se concentraram dentro e fora do clube. Na qualidade de candidato apoiado pela “máquina pública” a expectativa é que o mesmo, Aglailson Victor, tenha uma expressiva votação na cidade.
Desde que o “grupo vermelho” ascendeu ao Poder Municipal (2000), na ocasião liderado pelo ex-deputado José Aglailson, que o candidato a deputado indicado pelo referido grupo não venceu, no plano local, o candidato com o “DNA amarelo”.
Em 2002 e 2006, respectivamente, Elias venceu o Aglailson Junior. Em 2010, por ocasião do apoio “meia boca” de Elias ao deputado Henrique Queiroz, o quadro mudou. Na eleição imediatamente seguinte, em 2014, mais uma vez, o indicado por Elias – Joaquim – venceu o então candidato a reeleição, deputado Aglailson Junior.
Muito bem, pilotando o Poder Municipal mais uma vez, segundo o time liderado pelo ex-deputado e atual prefeito da Vitória, Aglailson Junior, é que, tanto no plano local e estadual, o estreante candidato Aglailson Victor, reverta, em 2018, esse quadro adverso .
Numa leitura mais técnica, por assim dizer, dentre os sete candidatos a deputado estadual que tem domicilio eleitoral na terra de João Cleofas, os dois que devem polarizar a disputa,, curiosamente, poderão se beneficiar da expressiva votação um do outro, visto que, os dois – Victor e Joaquim – estão fazendo parte da mesma coligação eleitoral. Ou seja: rivalizam no plano local, mas serão agraciados no conjunto da votação global – coisas da nossa maluca legislação eleitoral…….