Na manhã de ontem (07), sob o comando do professor Serafim Lemos, a AVLAC – Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência – promoveu a primeira Reunião Itinerante. O local escolhido foram às terras do emblemático Engenho Galileia. O amigo Zito, atuou como anfitrião do grupo.
Como não poderia deixar de ser, após os procedimentos regimentais, o debate teve como tema central os fatos e o legado dos movimentos ocorridos nas terras do referido engenho, deflagrados no início da segunda metade do século próximo passado (XX).
Expurgando o viés ideológico, de parte à parte, eis mais um “pedaço de solo” antonense que gerou expectativas e ações que foram monitoradas e acompanhadas por atores importantes da história recente do planeta, tal qual o presidente americano John Kennedy – considerado uma das grandes personalidades do século XX -, assassinado a tiros em plena via pública na cidade de Dallas -Texas, em 1963.
Nossa cidade, Vitória de Santo Antão, é rica!! Pobre, na verdade, muita vezes, é a visão que a esmagadora maioria da população tem dela, sobretudo as nossas autoridades, possivelmente por falta do chamado conhecimento geral. Uma pena!!