Seguindo a tradição popular da nossa região, todo “Severino” é “Biu”. Mas, convenhamos, que não é todo “Biu” que recebe a patente de “Capitão”, muito menos ser possuidor de habilidades e coragem que possam transforma-lo num artista admirado e reconhecido, dentro e fora do seu País.
O Severino José de Araujo – internacionalmente conhecido por “Capitão Biu” – é mais um vitoriense que ficou mais conhecido pelo apelido do que pelo próprio nome. Desde jovem o nosso amigo Severino era apenas mais um “Biu”.
A “patente” de Capitão lhe foi concedida pelo fato de, junto com seus irmãos, protagonizarem perigoso e arriscado espetáculo chamado de “Globo da Morte”, no qual motociclistas circulam, simultaneamente, dentro de um minúsculo globo de ferro em diferentes sentidos, deixando a plateias no mundo inteiro com o coração na mão.
Assim sendo, hoje, mesmo depois de não mais praticar o referido espetáculo, o nosso amigo Severino José de Araujo continua sendo tratado pelo nome “artístico”. Na maioria dos casos até o próprio apelido “Biu” é deixado de lado, sendo lembrando apenas por “Capitão”. Esse apelido, portanto, é mais um que fica catalogado no nosso projeto cultural que atende pelo nome de “Apelidos Vitorienses”.