Se o hábito da leitura nos fizesse perder peso na proporção desejada, ou mesmo mantê-lo na medida recomendada, confesso, para mim seria uma “mão na roda”. Leio todos os dias sem moderação!! Já com relação à atividade física a mesma não me é assim tão palatável. Os resultados que derivam dela (atividade física ), convenhamos, são bastantes compensadores. Se assim não fosse – imagino – que pouquíssimas pessoas se atreveriam investir nessa seara. Não precisa ser nenhum gênio para saber que o bom mesmo seria comer e beber de tudo, todos os dias e ainda colocar “as penas pros ares”.
Partindo do princípio que a “necessidade vence o incômodo” praticar exercícios físicos regularmente, sobretudo para os que já acumulam algumas dúzias de primaveras, é uma regra imperiosa. Para quem quer vida longa com o corpo respondendo com certa eficiência o melhor que se faz é mexer-se já.
Depois de uma longa parada nas atividades físicas e o ganho de 14 kg indesejados, há mais ou menos quatro anos resolvi mudar. Sob a prescrição de uma nutricionista mergulhei na reeducação alimentar. Assim como sugere o bom protocolo comecei, aos poucos e lentamente, voltar às atividades físicas. Para tanto, fiquei submetido às ordens e as orientações da extraordinária profissional Raquel Vasconcelos.
Resumo da ópera: EU VOLTEI!! Voltei a correr uma hora sem parar….. Evidentemente que na equação Tempo X Velocidade X distância não obtivemos os mesmos resultados de décadas atrás onde eu marcava – com frequência – presenças nas corridas da cidade do Recife. Assim sendo, ratifico meu preito de gratidão a Raquel Vasconcelos por me colocar nos trilhos da atividade física, novamente!!!