Através das redes sociais recebi uma peça publicitária assinada pelo Governo de Pernambuco que tem, entre outros objetivos, “vender” o Estado, turisticamente falando. Bem produzida, as imagens encantam! Além do extraordinário conjunto de praias o “Leão do Norte” é rico em história e diversidade cultural. Na qualidade de pernambucano fico contente e orgulhoso.
Já na qualidade de antonense, da Terra desbravada por Diogo de Braga e honrada por Mariana Amália, Pedro Ribeiro, Maria do Carmo Tavares de Miranda e João Cleófa de Oliveira (para ficar apenas nesses nomes) fico questionando-me, no sentido de não reconhecer no filme nenhuma imagem ou referência à Vitória de Santo Antão.
É compreensivo que a maioria da população ignore os fatos históricos, mas não é razoável que os comandantes da província não tome esse cuidado. Com exceção da faixa litorânea, sem nenhum demérito ao punhado de municípios circunscritos nos limites pernambucanos, “meu lugar” tem tudo e mais um pouco daquilo que os outros possam apresentar.
Se colocarmos uma “lupa” para observarmos o viés político da referida peça, logo enxergaremos que há uma tentativa de ignorar as potencialidades da maior cidade do nosso sertão. O curioso nesse raciocínio – viés político – é que nossa cidade, detentora de três eleitores sentados na Casa de Joaquim Nabuco, todos – juntamente com os seus respectivos pais – , batendo continência para o doutor Paulo Câmara, deveria ser contemplada com louvor, já que é possuidora de todas as condições técnica naquilo que converge ao objetivo da comunicação publicitária.
De resto, só consigo entender que essa invisibilidade da nossa terra – Vitória –, aos olhos da cúpula palaciana, é justamente por possuímos todos “ovos numa só sexta”, isto é: Vitória não tem oposição política a nível estadual. Nesse contexto, contudo, somos uma espécie de “curral manso”- dominado e humilhado…..
Já falei e volto a falar novamente:SÃO POR ESSAS E OUTRAS QUE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO ESTÁ PRECISANDO, HA MUITO TEMPO, DE UM DEPUTADO DE OPOSIÇÃO PARA FALAR EM NOME DA POPULAÇÃO VITORIENSE!!!!