O registro é raro. Minha mãe, “Dona” Anita, juntamente com uma das suas irmãs, Teresia, em plena folia, numa terça-feira de carnaval. O ano não dizer exatamente qual foi. Tenho certeza que foi no inicio dos anos 90 (1990). Minha mãe brincava carnaval por força das circunstâncias, não obstante – aos 14 anos – haver conhecido, num baile de carnaval no Clube Abanadores “O Leão”, o seu primeiro e único namorado – “Seu” Zito Mariano – com quem casou, em 1955, gerando uma prole de onze filhos.
Dizia ela em alto e bom som: “ carnaval para mim é só trabalho e problemas. A casa se enche de gente. É marido bebendo e chamando todo mundo que passa na rua para comer e beber também. Os filhos pelo mundo, sem ter hora para voltar e ainda tenho que ter cara bonita e disposição para passar a noite dançando num baile de carnaval”.
Bom!! Voltemos ao registro fotográfico. Não sei exatamente por qual motivo, mas certamente por alto grau de estresse – depois de três dias de carnaval – “Dona” Anita zangou-se com “Seu” Zito em casa. Pegou a irmã pelo braço e, em tom “malcriado”, saiu dizendo: “Zito, cuida da cozinha e dos filhos que vou olhar o carnaval. Não sei que horas vou voltar” – algo inédito para uma dona de casa exemplar, aplicada e responsável como minha mãe…..
Lá estou no ponto oficial do carnaval da Vitória de então – Pitú-Lanches – e vejo mamãe (com irmã que morava em Recife) andando pela rua – cena impensada. Sai atrás, apertei o passo, e segurei-a pelo braço, perguntando: a senhora tá fazendo o quê aqui? Ainda com a cara abusada disse-me em tom ironia: “brincando carnaval!!! Eu num posso não? Só quem pode brincar são vocês………”
Sem celular e nem whatsapp para enviar uma foto, avisando que mamãe estava comigo, acabei pedindo para uma pessoa passar lá em casa e avisar. Curiosamente de cada dez pessoas que a cumprimentava, nove perguntavam: “cadê Zito?”. Resumo da opera: acabei comprando uma cerveja para ela – que nem tomou – e com um certo tempo depois começou a chegar outro familiares e tal. Passada a malcriação, “Dona” Anita voltou para o seu carnaval rotineiro, ou seja: comandar a” muvuca”, promovida por marido e filhos, que virava a sua casa por ocasião do reinado de momo…..Velhos tempo……