Para quem não se lembra – pouquíssima pessoas se ligaram – em 2019 o feriado de amanhã – 06 de março – Data Magna do Estado – ocorreu justamente na chamada “quarta-feira ingrata”, ou seja quarta-feira de cinzas. Por força da tradição a “quarta de cinzas” já é feriado mesmo…..
Pois bem, na qualidade de historiador, compositor e folião, de maneira antecipada, juntamente com o amigo e renomado compositor, Aldenisio Tavares, confeccionamos uma canção para exaltar a feliz coincidência, pois em nenhum outro lugar da federal, uma vez que o feriado foi estadual, não foi dia “oficialmente enforcado” em pleno final da folia , num país em que o ano só começa após o carnaval – por assim dizer.
Diz o refrão da música: “viva viva Leão Coroado, foi ele quem deu esse feriado”….(música já gravada e fazendo parte do mais novo trabalho de Aldenisio Tavares – lançado recentemente.
Por falar em “Leão Coroado”, gostaria de dizer que na nossa cidade, em 1917, inaugurou-se uma praça com esse nome para, oportunamente, comemorar-se o centenário da chamada Revolução Pernambucana, ocorrida em 1817, e que só veio a ser reconhecido oficialmente como feriado estadual – através da Lei nº 16.059 – em 08 de junho de 2017 – 200 ano depois.
Para não me alongar muito, em outra ocasião, narrarei o envolvimento dos nossos conterrâneos nesse evento – Revolução Pernambucana – que aliás, não foram dignos das nossas tradições de lutas, tais como à Batalha das Tabocas, à Guerra dos Mascates e Guerra do Paraguai e etc…..Vamos curtir o feriado…….