(Vitória de Santo Antão, 13 de abril de 2020 – 21:50h) Dos quatro cantos do mundo saltam notícias dos impactos da pandemia do Coronavirus. Da China, realçam que a vida começou voltar ao curso normal. Dos EUA, novo epicentro do vírus, a mortandade dá sinais de “estabilidade”. Na Europa, Itália e Espanha seguem mergulhados nos caos. No nosso país continental chamado Brasil afirmam as autoridades sanitárias que o pior ainda vai chegar.
Nas mais diferentes plataformas de comunicação, notícias desse feriado de Páscoa foram sublinhadas pela seguinte expressão: “pela primeira vez na história….” Nesse contexto, contudo, nossa aldeia – Vitória de Santo Antão – também celebrou o Domingo da Ressurreição de Jesus Cristo de maneira atípica.
Com as igrejas fechadas a peregrinação do Santíssimo Sacramento percorreu de carro os bairros que congregam as cinco paróquias do nosso município – Matriz de Santo Antão, Nossa Senhora do Livramento, São Vicente de Paulo, Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Fátima (Vicariato Vitória). Das calçadas e das janelas os católicos festejaram o encentro e renovaram a fé – “Uma páscoa diferente”.
A celebração mais importante e antiga do calendário litúrgico cristão (páscoa), que quer dizer passagem, marca, definitivamente, o inicio do século XX no mundo inteiro. Que tudo isso passe também, o mais rápido possível…