Vez por outra, da redação do blog, situada à Praça Leão Coroado – ponto fixo de lavagem de carro – escuto essas “músicas da moda”, emitidas por potentes aparelhos de som dos automóveis dos “fregueses” do pessoal da “lavagem de carro”. Algo que me remete ao estrondoso sucesso episódico do cantor “Duquinha”, com a música: “abra a mala e solte som”.
Pois bem, recentemente, numa manhã de sábado (17-07-2-21), dia em que naturalmente o “vuco-vuco” do comercio ganha vento, em serviço extra no escritório, escutei um contínuo som “diferente”. Agradável e bem distante, confesso, que as melodias estavam até agradando aos ouvidos.
Concluída a tarefa, desci para tomar rumo. De longe, avistei um senhor sentando num dos bancos da referida praça. Era ele, por assim dizer, o protagonista da quebra da rotina musical do lugar. Curioso, liguei o telefone no sistema de filmagem, e aproximei-me. Ele seguiu tocando.
Em seguida, sem atrapalhar o seu show particular, trocamos algumas figurinhas. Ele é mais conhecido por “Manoel Trompetista”. É conterrâneo, mas já morou um tempo fora. Sobre a musicalidade, disse ele: “gosto de levar a palavra de Deus, através da música sacra”. Gostei! Primeira vez que escutei esse tipo de apresentação nessa praça.