Entre altos e baixos a chamada “Guarda Noturna”, no ano em curso (2022), completou 110 anos. Para as pessoas que nasceram e foram criadas no nosso torrão, e já dobraram a esquina das quatro décadas de idade, certamente trás nas prateleiras da memória aqueles longos e fortes apitos, que varavam o silêncio da madrugada.
Pois bem, por justa e imperiosa necessidade, para o contexto da época, uma nova cadeia foi construída justamente no local em que atualmente funcional a “Guarda Municipal” (atual Praça Luís Boaventura), já que a antiga estava imprestável. Lembremos que a primeira cadeia pública funcionou em um prédio que foi demolido e no mesmo lugar surgiu o Mercado de Farinha.
Por conta dessa transferência, ocorrida em 1910, os comerciantes do centro da cidade da Vitória se sentiram inseguros. Assim sendo, após algumas reuniões, resolveram criar a “Guarda Noturna” para prestar-lhes serviço de proteção, funcionando todos os dias, das 22h às 5h.
Ao longo de todo esse tempo – mais de um século – as relações sociais mudaram bastante. Mas, independente que qualquer coisa, ainda contamos – atuando na cidade – com algumas instituições e profissionais dessa área em plena atividade. 110 anos da Guarda Noturna – Corrida Com História.
Veja o vídeo: