Vivenciou a então “Cidade da Vitória”, em 15 de novembro de 1922, um dia de muita euforia. A partir de então, o nosso lugar passava a contar com a tão sonhada energia elétrica. Um grande acontecimento que reuniu expressiva parcela da população para acompanhar, por volta das 17:30h, o acionamento do sistema.
De partida a “luz” era fornecida até as 2h, com exceção nos dias festivos – carnaval, festas de final de ano e reis – que seguia até 4:30h. Dentre as 26 cláusulas do contrato de fornecimento, uma dava isenção de pagamento ao consumo do prédio da prefeitura, hospital, cadeia e uma escola.
Antes, porém, a iluminação na cidade – residências, comércio e etc – era realizada através de candeeiro, velas e lampiões, tendo como combustível vários elementos: óleo de azeite, cera de sebo, querosene, álcool e etc.
Para efeito de reflexão – por mais que possamos imaginar- o efeito da chegada da energia elétrica na nossa bucólica cidade do início do século XX foram impactantes. No universo de todas as relações sociais do nosso lugar houve uma verdadeira “revolução”, merecendo, por assim dizer, uma apreciação bem mais ampla. O projeto Corrida Com História, entre outras coisas, também cumpre com a função do chamado “despertar”. Assim sendo, comemoremos o centenário da chegada da energia elétrica ao nosso lugar!
Veja o vídeo: