Fruto da minha curiosidade, iniciei uma pesquisar sobre o inicio do serviço de iluminação pública do nosso lugar. Ao contrário do que muita gente pensava o referido serviço não teve sua efetivação “colada” com a chegada da energia elétrica.
Inaugurada pelo então prefeito João Cleofas de Oliveira, em novembro de 1922, a energia elétrica, indiscutivelmente, se configurou num verdadeiro marco de mudanças de toda ordem, nos quase 400 anos de fundação do nosso lugar.
Três décadas antes (29 anos), em 1893, o então prefeito José de Barros Andrade Lima, através da Lei Nº 6, implantou o serviço regular de iluminação pública, na então “Cidade da Vitória”. O mesmo começou com 50 candeeiros, que ficavam pendurados em estacas de madeiras fincadas nas esquinas das ruas, chegando, duas décadas depois, à quantidade de 160.
Tendo, inicialmente, se utilizado do combustível querosene, o referido serviço, mais adiante, através de uma ação do então prefeito Capitão Antônio Melo Verçosa, em 1910, um novo produto foi introduzido. Tratava-se das chamadas “lâmpadas a álcool”, mudança que foi aprovada pela população nativa.
Portanto, eis aí, uma informação que nos remete ao ano de 1893, ou seja: há 130 anos, sendo “mastigada” pelo nosso Projeto Cultural/Esportivo, que atende pelo simpático nome de Corrida Com História – o maior, mais eficiente e eficaz projeto de educação patrimonial – do século 21 – implantado na nossa cidade.
Veja o vídeo completo aqui:https://youtube.com/shorts/GZ8hTW6AgdY?si=cXqTfp4liyctdDn8