Cumprindo a função para a qual foi criada a Feijoada da ABTV – Associação dos Blocos de Trio da Vitória – realizou, no sábado (13), no Restaurante Gamela de Ouro, a sua “reunião festiva”, intitulada de 11ª Feijoada da ABTV.
Acolhendo políticos de todas as tendências, diretores de blocos e troças, carnavalescos da “velha” e “nova” geração e foliões sintonizados com os nossos festejos de momo, o evento, sob ponto de vista musical, “juntou” todos os ritmos, isto é: pagode, fado, frevo e axé.
Comandando o palco principal, o líder do Grupo Suca Samba, Sandro, recebeu vários parceiros do mundo da música para interpretar de tudo um pouco. Veja o vídeo.
Contando com representação da imprensa de todas as plataformas de comunicação, o evento oportunizou um espaço plural para que os patrocinadores do nosso carnaval “desse o seu recado”. Na qualidade de “Mestre de Cerimonia”, o conceituado jornalista, José Edalvo, portador, entre outros predicados, de uma memória invejável, conduziu os trabalhos condecorativos com a sua elegância de sempre. .
Na categoria homenagens e celebrações – ponto alto do evento – a entidade (ABTV) realçou a figura do folião Carlos Freire e do alegorista Toinho do Atelier, recentemente falecidos – homenagem póstuma.
Os filhos do empresário Carlos dos Santos Freire, visivelmente emocionados, agradeceram, lembrando que o pai era um eterno apaixonado pelo carnaval antonense. O presidente do Instituto Histórico da Vitória, professor Pedro Ferrer, na ocasião, usou da palavra para sublinhar detalhes da vida do homenageado.
Representando a família do alegorista e grande artista da nossa terra, o diretor Charles Romão (genro do homenageado), entre outras coisas, disse que o nome do sogro também será lembrando na programação oficial do nosso carnaval. Na ocasião, o emblemático carnavalesco Joel Neto contou algumas histórias, confirmando a figura ímpar de “Seu” Toinho, na construção do nosso carnaval de alegorias.
Ratificando o centenário do Clube Urso Branco, os diretores da agremiação, Ronaldo, Carlos e Oscar receberam a comenda das mãos do diretor do Clube dos Motoristas, Ozias Valentin, que emitiu sonoras palavras de parabéns.
Completando meio século de fundação, a agremiação “O Coelho”, representada por pai e filho – Antônio Freitas e Everton – recebeu das mãos do grande carnavalescos, Heleno Rodrigues, o certificado congratulatório, emitido pela entidade – ABTV.
Fechando as celebrações comemorativas a presidente do Clube de Fado Taboquinhas, Verônica, juntamente com músicos da “velha e nova safra” da agremiação, receberam uma marcante saudação do carnavalesco Paulo Lima, que tem um histórico familiar dedicados à manutenção do clube (taboquinhas), que aliás se configura num verdadeiro patrimônio da nossa cidade.
Para concluir, o evento também abriu espaço para a apresentação do Rei e da Rainha do carnaval vitoriense 2024 – Vinicius Mateus e Jéssica Yuka, respectivamente. Nesse contexto, podemos dizer que 11ª edição da Feijoada da ABTV proporcionou aos amantes do nosso carnaval um dia memorável, cumprindo, assim, a função da entidade (ABTV) que, além de zelar e preservar pela memória do nosso carnaval ainda fomentar a nossa festa maior, que se chama “Carnaval da Vitória de Santo Antão”.
Vale lembrar, também, que a Feijoada da ABTV, desde a sua primeira edição, é um evento patrocinado pelo Engarrafamento Pitú, uma espécie de Patrocinador Master do Carnaval da Vitória.
Parabéns pelo seu trabalho e a todos carnavalescos da nossa Vitória de Santo Antão-PE. Que este ano seja um Carnaval🎭 de paz, alegria, motivação e respeito a todos os foliões agremiações. E ainda que tenhamos horários dos blocos desfilarem para que a cidade não fique deserta no período da manhã.