Em se tratando do evento maior da nossa “Republica das Tabocas”, o carnaval antonense configura-se num verdadeiro caldeirão de interesses, sobretudo em ano de eleições municipais.
Enquanto a expressiva maioria dos foliões “esquece tudo e cai no frevo”, como diz a música, políticos de todas as plumagens, “fantasiados de amantes do carnaval”, aproveitam para apimentar suas respectivas pré-campanhas.
No alardeado calor infernal, divulgado pela grande mídia nacional, brincar o carnaval debaixo “desse sol causticante” até parecia algo insano. Mas mais insano ainda – parecia ser – foi à proibição dos tão tradicionais CARROS PIPA, no percurso oficial do nosso carnaval.
Numa espécie de “jogada ensaiada”, com planejamento prévio (imagina-se), a municipalidade trouxe do bolso do colete duas soluções mágicas: produziu chuviscos artificias em pontos estratégicos do percurso oficial da folia e ofertou garrafinhas de água mineral aos foliões.
Pronto:
combateu o que parecia ser uma insanidade e ainda ganhou, de quebra, a suposta simpatia dos brincantes, deixando de fora dos festejos, pontualmente, os carros pipas dos políticos opositores. O enredo perfeito…..
Em Vitória, o bloco da política sempre aparece. Aliás, se brincar, é um dos mais antigos a desfilar, initerruptamente, no nosso reinado, diga-se de passagem, com mais de 140 anos….
Mas nem tudo funcionou como mágica. O fechamento das ruas, assim como no carnaval 2023, funcionou com eficiência, graças ao trabalho duro e continuo do diretor da AGTRAN, Marcelo Torres, que esteve coordenado os trabalhos pessoalmente, tal qual na edição carnavalesca imediatamente anterior. Atuou positivamente nessa questão o referido servidor público, juntamente com a sua equipe.
No quesito limpeza pública o “Bloco da LOCAR” também pontuou acima da média, por assim dizer. Em alguns desfiles, aos quais estive presente – ETESÃO, por exemplo – acompanhei o pessoal da limpeza pública trabalhando com eficiência. Isso é uma questão que as pessoas só se dão conta se a sujeira se acumular demasiadamente.
Já em outras questões, que falarei mais adiante, noutras postagens, podemos dizer que a prefeitura, mais uma vez, errou feio……