1.° de maio de 1940 – por @historia_em_retalhos.

Em 1.° de maio de 1940, há exatos 84 anos, Getúlio Vargas anunciava no estádio de São Januário (Rio de Janeiro) a criação do salário mínimo e, no ano seguinte, em 1941, a instalação da Justiça do Trabalho no Brasil, dois importantes instrumentos de justiça social.

Cerca de 40 mil pessoas estavam presentes.

Após a entrada triunfal em carro aberto, dando uma volta olímpica no gramado, e a execução da “Canção do Trabalhador”, na voz da estrela do rádio Carlos Galhardo, Getúlio Vargas discursou.

Naquela década, Getúlio procurava unir o político ao sagrado e costumava utilizar os campos de futebol para esse fim.

Nas festas do 1.º de maio, discursava das tribunas de honra em frente ao microfone, que levava a sua voz a todo o país e até ao exterior.

Carismático e personalista, valia-se do capital simbólico dos gramados para se aproximar das classes populares.

Mas… por que São Januário?

Mesmo depois, com o Maracanã já construído, o estádio do Vasco da Gama era o seu preferido para os eventos cívicos do Dia do Trabalhador.

Isso se explica pela relação histórica do clube cruzmaltino com as classes operárias do Rio de Janeiro, de qualquer origem étnica, como negros, mulatos e brancos pobres da classe trabalhadora.

Apenas como exemplo: em 7 de abril de 1924, o então presidente do Vasco da Gama assinou o manifesto que ficou conhecido como a “Resposta Histórica”, comunicando que o clube recusar-se-ia a disputar a divisão principal do Rio de Janeiro sem seus jogadores negros, exigência que havia sido imposta pelos dirigentes da época.

Na humilde opinião deste subscritor, este pode ser considerado o documento mais bonito e importante do futebol brasileiro.

Em verdade, Getúlio sabia que estar em São Januário era uma forma de estar mais próximo às classes operárias, as destinatárias finais de suas medidas do dia 1.° de maio.

Eis a sua motivação.

Um bom feriado do trabalhador pra todo mundo, gente!

Agradeço aos amigos @karla.dames e @joaocarlosoliveira927 pela conversa boa que resultou no retalho de hoje.
.
Siga: @historia_em_retalhos

https://www.instagram.com/p/C6a9joKuzAm/?igsh=MXVjdGE0Zjlub2Iydw%3D%3D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *