Hoje é 16 de julho, dia de Nossa Senhora do Carmo, copadroeira do Recife (ao lado de Santo Antônio).
Uma preciosidade histórica que muitos desconhecem é que o Convento de Nossa Senhora do Carmo no Recife guarda um marco de pioneirismo importantíssimo para a medicina brasileira.
Isso mesmo!
Registros apontam que foi aí, em 1817, que José Correia Picanço, o Barão de Goiana (foto), realizou a primeira operação cesariana do Brasil, em uma paciente negra, escrava e que sobreviveu.
Inexplicavelmente, este importante ato de pioneirismo e vanguarda é pouco difundido pela historiografia oficial, havendo quem defenda que “oficialmente” a primeira cesárea só teria acontecido em 1855, no Rio de Janeiro, desprezando o grande feito de Picanço, 38 anos antes.
Logo após a Revolução de 1817, o tirano Governador Luiz do Rego criou, de fato, um Hospital Militar no Convento do Carmo, no pavimento térreo e no primeiro andar do lado norte da edificação (foto).
Pernambucano, de Goiana, Correia Picanço fundou as primeiras escolas de medicina do Brasil, na Bahia e no Rio de Janeiro, sendo considerado o Patrono da Obstetrícia Nacional.
Uma última curiosidade: na Igreja do Carmo, encontram-se os restos mortais do herói e mártir Frei Caneca, embora não se saiba, até hoje, o ponto exato em que estão enterrados.
É isso, gente!
Vamos difundir este grande feito de Picanço!
Um bom feriado a todos!
.
Siga: @historia_em_retalhos
https://www.instagram.com/p/C9erFJpOrGt/?igsh=MTN0a29pM2R1d2Rkeg%3D%3D