Eleições 2024: minhas impressões dos primeiros 15 dias de campanha.

Hoje, sexta-feira, 06 de setembro, véspera do feriado nacional da independência, em 2024, também sublinha um  corte importante nas campanhas municipais em todo território nacional. Ou seja: dos 45 dias oficiais, determinados pela Justiça Eleitoral,  um terço (15 dias) já foi sepultado, restando, exatamente, dois terços, um mês ou 30 dias, como se queira grafar.

Na nossa Vitória de Santo Antão o processo segue sem maiores sobressaltos. Três candidaturas  estão postas: André Carvalho (12), Paulo Roberto (15) e Victor (40). Nas mais diversas plataformas de comunicação e também nas ruas,  cada qual vem se apresentando e dando o “seu recado”.

Sabemos que o processo político é complexo e requer das equipes as  melhores estratégias  para encaixar, de maneira natural,  o  potencial do candidato sem esquecer de atenuar,  discretamente,  às fragilidades. Sempre apresentando, evidentemente, uma segurança “inabalável” na vitória. Motivar os que estão no entorno próximo da campanha, sempre será uma atividade hercúlea.

Pois bem, no meu modesto entendimento, acho que das três candidaturas, até o momento, a que melhor vem conseguindo cumprir o seu script é a  da Coligação “Vitória Cuidada Com Amor”, liderada pelo prefeito Paulo Roberto. Entre outras ações, cuidou logo de “jogar” uma pesquisa na rua, através de órgão de imprensa confiável, para ratificar sua liderança numérica na disputa. Isso tem um peso e um  impacto significativo para tropa, para os eleitores indecisos e até para angariar os “eleitores interesseiros” – aqueles que gostam das vantagens que só os ventos do  poder pode ofertar…..

Para o candidato da Coligação Vitória Para Todos,  André Carvalho, que tem uma imagem consolidada na internet, talvez o seu “trabalho de formiguinha” não seja o bastante para, nos próximos 30 dias, fazê-lo “subir no mais alto espaço do pódio”. O tempo é curto! Seria necessário, imagino, tentar colocar o prefeito candidato  “nas cordas”, até porque capacidade, informação e um discurso coerente são ativos eleitorais que não lhes faltam.

Para o candidato Victor (Coligação Com O Povo No Topo),  que nesse pleito representa um grupo político com raízes profundas na nossa cidade, no atual momento, através das pesquisas de opinião, até aqui divulgadas, lhe é consagrado a vice-liderança.

Portanto,  ao que parece,  investir, apenas, em carreata, talvez não seja o mais produtivo, até porque, ele e o seu grupo sabem muito bem que quando o postulante disputa com as rédeas da “máquina na mão”, o mesmo dispõe de um “exército natural”,  que marchar  em causa própria. Contudo, se o grupo vermelho tiver realmente disposto a recuperar o “trono municipal, doravante, imagino, terá que “sacudir”  o prefeito,  candidato à reeleição,,   da sua zona de conforto, ou seja: precisa levantar fatos e informações que possam descontruir a sua gestão administrativa.

Essas seriam, portanto, algumas das minhas impressões relativas às campanhas eleitorais majoritárias na nossa cidade, até aqui. Na próxima postagem,  relativas ao pleito majoritário, ire trazer um exemplo de discurso da conveniência politica, em que quando um determinado ator político “joga” na oposição,  pensa de um jeito, mas quando está na situação inversa,  excuta exatamente  o  contrário…….

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