Eleições municipais – por @historia_em_retalhos.

Em 1988, o Recife vivenciava, uma vez mais, o calor de uma disputa municipal.

De um lado, estava Joaquim Francisco, candidato favorito, que já havia sido prefeito da cidade (biônico), nomeado pelo governador Roberto Magalhães.

Joaquim fazia uma campanha forte, embalada pelo jingle “Voltei Recife”, inspirado no frevo clássico de Luiz Bandeira (1958).

Do outro lado, estava Marcus Cunha, velho aliado do prefeito Jarbas Vasconcelos, e que tinha como companheira de chapa a combativa Cristina Tavares.

O PT lançou Humberto Costa e o PDT foi de João Coelho, pai do atual candidato Daniel Coelho.

Pois bem.

Naquele momento, Pernambuco era governado pela segunda vez por Miguel Arraes e o seu apoio e peso político seriam decisivos para o sucesso do bloco de esquerda.

Ocorre que Arraes trazia consigo uma rusga do passado.

Em 1982, já de volta do exílio, esperava ser o indicado pela oposição para disputar o Governo do Estado, o que não aconteceu.

Jarbas (e a maioria) preferiu Marcos Freire.

Arraes não esqueceu.

Tanto na eleição municipal de 1988, quanto na disputa de 1990, quando o próprio Jarbas disputou o Governo do Estado e perdeu para Joaquim, Arraes não se empenhou nas campanhas: fazia corpo mole, sumia dos comícios e quase não ia às ruas, dando o chamado “apoio da boca pra fora”.

Era pública e notória a sua falta de engajamento.

Como resultado, Joaquim Francisco sagrou-se vitorioso em ambas as eleições, fato que redundou, quatro anos mais tarde, no rompimento definitivo de Jarbas e Arraes, em 1992, quando este último lançou o seu neto Eduardo Campos, ainda com apenas 27 anos, na disputa pelo Palácio do Capibaribe.

Em meio ao calor da campanha de 1988, o jornalista Magno Martins abordou Arraes em Brasília e indagou-lhe sobre a falta de empolgação com a campanha de Marcus Cunha.

Arraes, então, soltou a seguinte resposta:

“Meu filho, eu já me candidatei a tanta coisa em Pernambuco e nunca me empolguei com as minhas candidaturas, imagine com a dos outros”.

E saiu gargalhando pelo Salão Verde da Câmara…

Pérolas das eleições municipais.
.
Siga: @historia_em_retalhos

https://www.instagram.com/p/DAvMvb8RygF/?igsh=MTFoOTZkcnBkendueA%3D%3D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *