Paulo Afonso – por @historia_em_retalhos.

“Delmiro deu a idéia
Apolônio aproveitou
Getúlio fez o decreto
E Dutra realizou
O presidente Café
A usina inaugurou
E graças a esse feito
De homens que tem valor
Meu Paulo Afonso foi sonho
Que já se concretizou”. 🪗

Paulo Afonso (1955)
(Luiz Gonzaga e Zé Dantas)

Em 15 de janeiro de 1955, era inaugurada a Usina Hidroelétrica de Paulo Afonso, um sonho idealizado pelo empresário e visionário Delmiro Gouveia.

A inauguração da usina aconteceu 32 anos após a construção da Usina de Angiquinho, por iniciativa de Delmiro.

Angiquinho, com capacidade geradora de 1.100 quilowatts, foi a primeira hidroelétrica do Nordeste, erguida no distrito de Pedra (hoje, o município Delmiro Gouveia/AL).

Inspirado no empresário, o ministro Apolônio Sales assumira, em 1943, o projeto de uma usina de grande porte no Rio São Francisco.

Precisou vencer uma acirrada disputa com empresários paulistas, contrários à obra, mas, finalmente, o decreto de criação da Chesf foi assinado em 1945, por Getúlio Vargas, dias antes de ser deposto.

Os trabalhos de construção da barragem “Delmiro Gouveia” e de mais três casas de força, Paulo Afonso 2, 3 e 4, foram iniciados em 1949, durante o governo Dutra.

Em seu 2.° mandato, Getúlio deu continuidade à obra, que só seria inaugurada por seu vice, Café Filho, após a sua morte.

Em 1955, Paulo Afonso já fornecia energia elétrica para o Recife e, no ano seguinte, para Salvador.

Duas curiosidades que poucos sabem:

– O nome da cidade é uma referência ao sertanista Paulo Viveiros Afonso, que recebeu, em 1725, uma sesmaria na margem esquerda do São Francisco e fundou, mais tarde, um arraial, que foi chamado de “Tapera de Paulo Afonso”.

– Paulo Afonso foi a primeira usina subterrânea do Brasil. As suas turbinas encontram-se a mais de 80 metros abaixo do nível do Velho Chico.

Desde, então, a cidade recebeu o título de “Capital da Energia”.

Parabéns a todo o povo pauloafonsino!

Dedico este retalho de hoje ao meu querido tio e amigo Paulo de Tarso da Costa, cujos inúmeros atributos, notadamente, a liderança e a inteligência, foram colocados a serviço de Paulo Afonso, sendo ele parte importante desta história.
.
Siga: @historia_em_retalhos

https://www.instagram.com/p/DE16wenxXkt/?igsh=MTNub3FjMmdsanprcA%3D%3D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *