Mergulhando nos arquivos que contam a história dos nossos antepassados, dos vitorienses filhos do eremita Santo Antão, continuo encontrando muitos fatos intrigantes. Acontecimentos, ocorridos há cera de um século e meio, que 99,99% da população atual desconhecem completamente. Se narrados, muita gente vai dizer que é coisa de filme de terror!
Já imaginou famílias inteiras morrendo dentro de casa, de maneira rápida e sem qualquer medicamento ou assistência médica para socorrê-las? Pensar, então, que quando uma criança negra conseguia sobreviver desse verdadeiro holocausto, algumas eram recolhidas por mercadores e vendidas no sertão como escravos?
Com efeito, espiar centenas de fogueiras ardendo em fogo alto, dia e noite, para debelar o mal invasor, causador do maior pavor já vivenciado pelos nossos irmãos antonenses, fossem eles ricos ou pobres, brancos ou pretos, instruídos ou analfabetos?
Como mensurar, então, o que se passava na cabeça de uma pessoa que nas suas horas derradeiras se deslocavam para as proximidades das suas covas para não dar trabalho aos seus familiares, no transporte dos seus corpos?
Nesse período, por assim dizer, POR conta dos corpos insepultos, apenas os urubus viveram na fartura……Tudo isso, num só tempo, aconteceu na nossa Vitória de Santo Antão………..
Horror tremendo. Foi o cólera ou a varíola?
Cólera – 1856
parabens pela história reportagem.