Sabendo da ampla abordagem referente as escalas musicais, e, seus graus (notas), há dois Modos que nos permite trabalhar tais escalas. No Modo Maior, temos a escala modelo de Dó Maior ( C ) e, no Modo Menor, a escala modelo de Lá menor (Am), onde esta escala de Lá menor é simplesmente, a relativa da escala de Dó Maior ( C ). Na formação da escala de Lá menor ( Am), temos duas formas de executá-las, por exemplo: Harmônica e Melódica. Ao formar a escala de Lá menor (Am) Harmônica, colocaríamos os graus (notas) na seguinte seqüência ascendente: primeiro grau I (A) LÁ, segundo grau II (B) SI, terceiro grau III ( C ) DÓ, quarto grau IV ( D ) RÉ, quinto grau V ( E ) MI, sexto grau VI (F ) FÁ, sétimo grau VII ( G#) SOL sustenido, oitavo grau VIII ( A ) LÁ oitavado. A distribuição dos tons e semitons está da seguinte forma: II ao III, V ao VI e do VII ao VIII graus (notas), temos semitons, do VI para o VII graus (notas), temos tom e meio, referente ao sustenido no grau ( G# ), formando uma 2ª aumentada. Na subida e na descida, o VII grau (nota) continua com a alteração. Na escala de LÁ menor (Am) Melódica, observamos que esta formação, tanto na subida quanto na descida, existe uma diferença. Por exemplo: primeiro grau I ( A ) LÁ, segundo grau II ( B ) SI, terceiro grau III ( C ) DÓ, quarto grau IV ( D ) RÉ, quinto grau V ( E ) MI, sexto grau VI ( F# ) FÁ sustenido, sétimo grau VII ( G# ) SOL sustenido, oitavo grau VIII ( A ) LÁ, sétimo grau VII descendo ( G ) SOL natural, no lugar do sustenido ( # ), utilizamos um bequadro, sexto grau VI ( F ) FÁ natural, no lugar do sustenido, utilizamos um bequadro, ( E ) MI, ( D ) RÉ, ( C ) DÓ, ( B ) SI, ( A ) LÁ. Onde os demais graus até o primeiro grau, permanecem naturais. Um detalhe onde não devemos esquecer, é justamente, quando estivermos descendo a escala pelo lado direito do Pentagrama, o sétimo grau VII ( G ) SOL, perderá o nome de Sensível, e, por causa da distância de ( 1 ) tom da Tônica. Esta Tônica, é justamente, o oitavo grau VIII ( A ) LÁ. A distribuição dos tons e semitons está da seguinte forma: II ao III e do VII ao VIII, temos os semitons, na subida da escala, do VI para o V e do III para o II grau (notas), na descida da escala, temos os semitons. Tanto na subida quanto na descida da escala, os outros intervalos são de ( 1 ) tom.
Não é preciso pressa para querer memorizar toda regra matemática existente nas formações das escalas musicais e, os detalhes contidos passo a passo em cada grau (notas), no entanto, devemos começar pelo campo de DÓ Maior, depois seus relativos, onde o tempo nos levará a perfeição nesta tão complexa abordagem musical.
Bosco do Carmo
E-mail: bcarmo45.bcm@gmail.com